O futuro da mobilidade esteve em teste, em Ílhavo. Na Zona Industrial da Mota, a agenda mobilizadora Route 25, apoiada pelo PRR, mostrou ao público como a condução autónoma e inteligente pode transformar a forma como nos movemos nos próximos anos. A iniciativa, marcada por demonstrações ao vivo, foi um sinal claro de que Portugal quer estar na linha da frente da inovação mundial no setor automóvel.
Financiado pelo PRR, esta agenda junta mais de 28 parceiros tecnológicos, académicos, empresariais e públicos, liderados pela Capgemini Portugal. O investimento total ultrapassa os 51 milhões de euros, dos quais mais de 32 milhões são garantidos pelo PRR.
A ambição foca-se em colocar Portugal no mapa da mobilidade autónoma, inteligente, interoperável e inclusiva, elevando a indústria nacional na cadeia de valor europeia. O Route 25 prevê o desenvolvimento de 47 produtos, processos e serviços inovadores (PPS), que vão desde sistemas de condução assistida e autónoma para maior segurança, até infraestruturas digitais para cidades mais resilientes e inclusivas, passando por soluções de mobilidade interurbana de baixo carbono.
Espera-se que o projeto venha a gerar 80 milhões de euros em vendas e a criar 488 novos postos de trabalho, alicerçando uma nova cadeia de valor tecnológica no país.
Mais do que uma demonstração tecnológica, foi um sinal do caminho para um futuro onde a mobilidade será mais segura, sustentável e colaborativa, em linha com a estratégia europeia CCAM (Cooperative, Connected and Automated Mobility).