Plano de Recuperação e Resiliência – Recuperar Portugal

Jornadas Europeias do Património abrem as portas das obras do PRR

As Jornadas Europeias do Património 2025 arrancam em todo o país com uma oportunidade inédita: visitar de perto várias obras financiadas pelo PRR. Até 21 de setembro, sob o tema “Património Arquitetónico: Janelas para o Passado. Portas para o Futuro”, centenas de atividades gratuitas vão decorrer em museus, monumentos, centros de investigação, autarquias e associações culturais.

Entre 17 e 20 de setembro, a iniciativa “Património Cultural PRR: Entre na obra” abre os bastidores de 18 projetos de conservação e restauro, guiados por técnicos especializados. Pela primeira vez será possível acompanhar de perto intervenções de conservação, restauro, investigação e valorização de ícones nacionais como o Mosteiro dos Jerónimos, o Convento de Cristo, o Mosteiro da Batalha, o Museu Nacional de Arte Antiga, o Castelo de Pinhel ou os Teatros Nacionais, num investimento global de 241 milhões de euros.

A edição deste ano assinala também o 50.º aniversário do Ano Europeu do Património Arquitetónico e inclui a abertura ao público do Arquivo de Património Arquitetónico, no Forte de Sacavém. Em todo o território, de Braga a Faro, os visitantes poderão participar em visitas guiadas, palestras e atividades em locais emblemáticos como a Vila Romana de Milreu, o Sítio Arqueológico de São Cucufate ou o Mosteiro de Santa Clara-a-Velha.

As Jornadas Europeias do Património, criadas pelo Conselho da Europa e pela Comissão Europeia, são hoje o maior evento cultural europeu, com milhares de iniciativas em mais de 50 países. Em Portugal, esta edição alia-se ao PRR para mostrar como a valorização do património cultural é também um investimento no futuro.

Scroll to Top