O ministro da Economia e da Coesão Territorial, Manuel Castro Almeida, assegurou ontem, dia 16 de setembro, no Parlamento, que Portugal vai executar na totalidade as subvenções previstas PRR, reforçando a confiança no ritmo e na solidez da implementação.
“A minha convicção – a nossa convicção – é que nós vamos executar completamente as subvenções do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR)”, afirmou durante a audição na Comissão de Economia e Coesão Territorial.
O governante destacou que mais de metade dos marcos e metas já se encontram cumpridos e que Portugal tem conseguido antecipar prazos, apresentando pedidos de pagamento antes da data limite estabelecida.
“No 6.º pedido de pagamento, nós fomos o 2.º país a apresentar o pedido de pagamento, porque estavam cumpridos os marcos e metas. Fomos o 2.º país a fazê-lo. E fizemos 45 dias antes do prazo. Ora, como é que pode estar atrasado quem chega antes do prazo marcado?”, sublinhou.
Também no plano europeu, Portugal surge bem posicionado, situando-se na primeira metade dos países no que toca à execução de marcos e metas do PRR.
Manuel Castro Almeida revelou ainda que o Governo está a preparar uma nova reprogramação do plano, com o objetivo de reforçar o financiamento destinado à inovação empresarial e à competitividade. Segundo explicou, as verbas que não venham a ser utilizadas noutras áreas serão canalizadas para este instrumento financeiro, garantindo maior impacto no apoio às empresas.
“Se houver algum atraso, se houver alguma meta não cumprida, e que fizesse Portugal perder dinheiro de subvenções, nós vamos alterar os marcos e metas nessa área e vamos acrescentar marcos e metas na área da inovação e competitividade e colocar o dinheiro correspondente nesse instrumento financeiro para a inovação e competitividade”, garantiu.
Todos os dados sobre a execução do PRR estão disponíveis de forma transparente e acessível no portal oficial do plano em recuperarportugal.gov.pt, permitindo que qualquer cidadão acompanhe, em detalhe, os avanços do plano.

Fonte: www.portugal.gov.pt