Nesta vindima, a Granvinhos inaugurou no Peso da Régua uma adega que marca a modernização do setor vitivinícola. Com um investimento de 25 milhões de euros, apoiado pelo PRR, o projeto integra-se na Agenda Mobilizadora Vine & Wine Portugal, que aposta na transformação da fileira do vinho através da ciência, tecnologia e práticas sustentáveis.” O investimento de 25 milhões de euros, que conta com financiamento PRR, integra-se na Agenda Mobilizadora Vine & Wine Portugal, que ambiciona transformar a fileira do vinho através de ciência, tecnologia e práticas sustentáveis.
Com 95% dos procedimentos automatizados e capacidade para vinificar até 8.000 toneladas de uvas, podendo, inclusivamente, chegar às 10.000 numa segunda fase, a nova infraestrutura responde aos desafios de escassez de mão de obra e eficiência operacional. A digitalização está no centro da operação: todos os sistemas foram integrados num único interface, permitindo ao enólogo controlar fermentações e processos em tempo real através de um simples dispositivo móvel.
A sustentabilidade é outro pilar central. Graças à instalação de painéis fotovoltaicos, a adega já opera com até 40% de energia renovável e reutiliza diariamente cerca de 100 mil litros de água tratada, diminuindo consumos e reduzindo o impacto ambiental. No conjunto das empresas do grupo, a Granvinhos produz em média 30 milhões de garrafas por ano, das quais 75 a 80% seguem para exportação. O volume de negócios ronda os 110 milhões de euros.
Este projeto é mais um exemplo de concretização das agendas mobilizadoras do PRR, que através de consórcios entre empresas, instituições académicas e outras entidades procuram criar ecossistemas de inovação colaborativa. O objetivo passa por gerar conhecimento aplicado, reforçar a competitividade e abrir caminho a novas oportunidades para a economia.