A CAID – Cooperativa de Apoio à Integração do Deficiente foi uma das grandes vencedoras da 7.ª edição dos Prémios Caixa Social 2025, promovidos pela Caixa Geral de Depósitos, com o projeto “Apoiar Quem Cuida 2.0 – Continuar a Cuidar”. A iniciativa, financiada pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), reforça o apoio aos cuidadores informais do concelho de Santo Tirso e tem vindo a afirmar-se como uma boa prática no domínio da inclusão social e da saúde comunitária.
Entre 286 candidaturas elegíveis, o júri destacou o projeto da CAID pela sua relevância na prevenção e nos cuidados de saúde, sublinhando o impacto direto e transformador junto de quem dedica o seu tempo e energia ao cuidado de pessoas dependentes.
A CAID afirmou que esta distinção “reflete a importância do trabalho desenvolvido no apoio aos cuidadores informais e na valorização do seu papel fundamental na comunidade”, reforçando o compromisso da cooperativa em continuar a investir em respostas inovadoras e sustentáveis.
Financiado pelo PRR, no âmbito das Operações Integradas em Comunidades Desfavorecidas da Área Metropolitana do Porto, o projeto disponibiliza um conjunto articulado de serviços destinados a apoiar quem cuida de idosos, pessoas com deficiência ou dependência, centrando-se em 3 eixos: conhecimento e diagnóstico, apoio direto e serviços complementares, que incluem, por exemplo, rastreios gratuitos, ou acompanhamento em áreas enfermagem, nutrição, psicologia e apoio social.
As Operações integradas em comunidades desfavorecidas nas Áreas Metropolitanas de Lisboa e do Porto fazem parte da Componente Respostas Sociais do PRR e assumem-se como uma medida-piloto alargada e inovadora no combate à pobreza e à exclusão social nos concelhos mais desfavorecidos. Este prémio vem demonstrar que o PRR está a contribuir de forma inequívoca para uma sociedade mais justa, mais inclusiva e com uma maior qualidade de vida para todos.