Plano de Recuperação e Resiliência – Recuperar Portugal

Recuperar Portugal destaca transição digital no Fórum APR 2025 dos Açores

O Teatro Micaelense, em Ponta Delgada, recebeu esta semana o Fórum Administração Pública Regional (APR) 2025, uma iniciativa enquadrada no PRR que reuniu dirigentes, especialistas e representantes de instituições para refletir sobre o futuro da Administração Pública Regional dos Açores.

O encontro, presidido pelo Secretário Regional das Finanças, Planeamento e Administração Pública, Duarte Freitas, abriu com a ideia de que “modernizar é simplificar, aproximar e respeitar o tempo dos cidadãos”, sublinhando que a modernização administrativa “não é um ato tecnológico, mas uma mudança cultural ao serviço das pessoas”.

Durante dois dias, o evento abordou temas como os novos modelos de trabalho, o rejuvenescimento dos recursos humanos e a inovação nos serviços públicos, evidenciando os resultados do investimento do PRR “Modernização e Digitalização da Administração Pública Regional – Açores”, que ultrapassa 30 milhões de euros.

O Painel “Novo modelo de relacionamento da APR com os cidadãos e as empresas” contou com a participação de Ricardo Banha, Coordenador da Transição Digital da Estrutura de Missão Recuperar Portugal, que destacou o papel da transição digital na modernização do setor público regional. A presença da Recuperar Portugal neste fórum reforça o acompanhamento próximo das iniciativas do PRR nos Açores e o reconhecimento do arquipélago como exemplo de inovação e transformação digital na Administração Pública.

Entre os resultados já alcançados, destacam-se a criação de 22 novas plataformas digitais, o atendimento de mais de 100 mil cidadãos e empresas através do Centro de Contactos da APR, a realização de 2.000 serviços pelo RIAC Móvel e a capacitação de 1.400 trabalhadores em 165 ações de formação.

Estas iniciativas demonstram que Componente C19 – Administração Pública mais eficiente consegue reforçar o contributo do Estado e da Administração Pública para o crescimento e desenvolvimento económico e social, assegurando que a transformação digital se traduz em melhores e mais próximos serviços para todos os cidadãos.

Scroll to Top