Plano de Recuperação e Resiliência – Recuperar Portugal

PRR na Web Summit com a apresentação do Instrumento Financeiro para a Inovação e Competitividade

A Estrutura de Missão Recuperar Portugal e o Banco Português de Fomento reforçaram hoje, dia 13 de novembro, na Web Summit, o papel do Instrumento Financeiro para a Inovação e Competitividade (IFIC) como uma das ferramentas estratégicas do PRR para acelerar a transformação empresarial em Portugal.

Num painel especializado dedicado aos instrumentos financeiros do PRR, direcionado a startups e investidores, foram apresentadas as soluções do IFIC que impulsionam o crescimento das empresas portuguesas. A sessão contou com Ricardo Banha, Coordenador da Dimensão Transição Digital da Recuperar Portugal, e foi moderada por Ruben Silva Branco, Chefe de Gabinete para Assuntos Nacionais do Banco Português de Fomento.

Entre os temas abordados destacaram-se:

-O papel e o impacto do Instrumento Financeiro para a Inovação e Competitividade (IFIC)
Criado nesta fase final de implementação do PRR, o IFIC reforça os mecanismos de incentivo às empresas, especialmente às que desenvolvem projetos de investimento em atividades inovadoras e qualificadas ou em processos de investigação e desenvolvimento, promovendo a ligação entre o tecido empresarial e o sistema científico.

-Os quatro avisos do IFIC e os perfis de entidades destinatárias
No âmbito do IFIC foram abertos quatro avisos de apoio – “Reindustrializar”, “Economia de Defesa e Segurança”, “IA nas PME” e “Deep Tech” – com diferentes tipologias de financiamento e públicos-alvo, dirigidos a empresas e entidades com projetos de elevado potencial de inovação e competitividade.

-Recomendações para potenciais candidatos ao IFIC
Os promotores interessados em submeter candidaturas devem garantir uma preparação cuidada dos projetos, assegurando o alinhamento com os objetivos do instrumento e a robustez técnica e financeira das propostas.

-A parceria entre o Banco Português de Fomento e a Estrutura de Missão Recuperar Portugal
O IFIC marca a primeira experiência do Banco Português de Fomento na gestão de um regime de incentivos em Portugal, desenvolvido em parceria com a Estrutura de Missão Recuperar Portugal. Esta colaboração traduz-se em vantagens distintivas para as empresas, combinando o conhecimento financeiro de uma instituição de fomento com a coordenação estratégica do PRR.

Com uma dotação global reforçada para mais de 900 milhões de euros (em aprovação na Comissão Europeia), o IFIC integra linhas de apoio que vão desde a reindustrialização à inteligência artificial, posicionando-se como um catalisador para a inovação e para a criação de valor em setores estratégicos.

Scroll to Top