Realizou-se ontem, dia 16 de dezembro, em Ponta Delgada, a Sessão de Balanço e Apresentação de Resultados no âmbito do investimento PRR – C05-i05-RAA – Relançamento Económico da Agricultura Açoriana.
Nesta iniciativa promovida pela Direção Regional da Agricultura, Veterinária e Alimentação reuniram-se decisores políticos, responsáveis institucionais, técnicos, investigadores e representantes do setor agrícola, com o objetivo de apresentar resultados, partilhar experiências e avaliar o impacto dos projetos já implementados.
A sessão contou com intervenções de vários oradores, entre os quais o Diretor Regional da Agricultura, Veterinária e Alimentação, Dr. Luís Estrela, o gestor de investimento do PRR Açores, Dr. João Reis, bem como representantes de entidades parceiras envolvidas em projetos de inovação, digitalização, sustentabilidade, segurança e capacitação no setor agrícola. Foram apresentados temas como a Rede de Monitorização e Avisos Agrícolas dos Açores, programas de capacitação de agricultores, iniciativas de eficiência e segurança no setor e projetos orientados para uma produção agrícola mais sustentável, entre outros.
Na Sessão de encerramento, o Presidente da Estrutura de Missão Recuperar Portugal, Fernando Alfaiate realçou que o PRR representa “um incremento claro da inovação”, contribuindo para a transformação estrutural do setor agrícola fundamental para a economia açoriana. Ressalvou ainda que o PRR está a ligar ciência, tecnologia e prática agrícola, com impactos visíveis no terreno.
O Presidente da Estrutura de Missão Recuperar Portugal evidenciou ainda a implementação do Programa de Inovação e Digitalização da Agricultura dos Açores, bem como da Rede de Monitorização e Avisos Agrícolas, já presente em sete ilhas. Mereceu, igualmente, destaque o Programa de Capacitação dos Agricultores, que já proporcionou milhares de apoios técnicos especializados e dezenas de workshops, incluindo ações em contexto escolar, reforçando a qualificação e a transferência de conhecimento no setor.
Ao nível da execução financeira, apresentou os números que demonstram a dimensão do PRR nesta região, com cerca de 15 mil candidaturas submetidas, mais de 9 mil projetos aprovados e um investimento aprovado de cerca de 840 milhões de euros. Os pagamentos já efetuados ultrapassam os 390 milhões de euros. Tal traduz-se numa execução muito significativa do programa: “O
apoio chega a todas as ilhas, promovendo modernização, inovação, sustentabilidade, competitividade e o bem-estar social com apoios importantes nas áreas da saúde, habitação e equipamentos sociais.”
A sessão de encerramento contou também com a intervenção do Secretário Regional da Agricultura e Alimentação, Eng.º António Ventura, que reforçou a importância de continuar a aproveitar os fundos do PRR para consolidar uma agricultura açoriana mais resiliente, competitiva e sustentável.

