Plano de Recuperação e Resiliência – Recuperar Portugal

Recuperar Portugal visita investimento que aposta na sustentabilidade da indústria em Vila do Conde

A Estrutura de Missão Recuperar Portugal realizou junto do Beneficiário Final A. Costa e Silva, Lda, em Vila do Conde,uma ação de acompanhamento aos projetos realizados no âmbito dos investimentos C11-i01 e C13-i03 do PRR.

Os projetos financiados pelo PRR, num total de 282 984,00 €, focados na descarbonização da indústria e eficiência dos edifícios, encontram-se integralmente executados.

Estes investimentos foram determinantes para reforçar a trajetória de sustentabilidade da empresa e a competitividade dos seus negócios. No Edifício de Comércio e Serviços foi substituída a cobertura e instalado um sistema fotovoltaico que permitiu uma melhoria substancial no conforto dos colaboradores e clientes da loja e permitiu uma redução de aproximadamente 50% na fatura de eletricidade. O projeto contribuiu ainda para uma melhoria da classe energética das instalações – transitando de uma classe C para B e uma redução anual de energia primária e emissões de gases com efeito de estufa de cerca de 47%.

No que respeita a Descarbonização na Indústria, a instalação de um sistema fotovoltaico para autoconsumo e a substituição do sistema de transporte de milho moído, anteriormente baseado em senfim, por um sistema pneumático, permitiu aumentar a autonomia energética, a eficiência energética de uma parte significativa do processo industrial, reduzindo o consumo de energia primária. Esta modernização tecnológica tornou o processo de fabrico mais seguro, fiável e menos suscetível a contaminação, originando ainda reduções nos custos de produção e nas emissões associadas.

A Recuperar Portugal sublinha a importância destes projetos considerados determinantes no posicionamento das empresas de forma a responderem melhor à evolução da conjuntura energética global e às exigências de fornecedores nacionais e internacionais.  Estas visitas ao terreno e contacto direto com os Beneficiários são fundamentais para acompanhar o progresso das operações e garantir o cumprimento dos objetivos previstos, assegurando simultaneamente a boa execução física e financeira dos projetos.

Scroll to Top