Plano de Recuperação e Resiliência – Recuperar Portugal

Hospital Garcia de Orta ultrapassa 100 cirurgias robóticas em 2025 com tecnologia financiada pelo PRR

O Hospital Garcia de Orta, integrado na Unidade Local de Saúde de Almada-Seixal (ULSAS), realizou mais de 100 cirurgias robóticas ao longo de 2025, o primeiro ano de utilização, na unidade hospitalar, desta tecnologia de última geração financiada pelo PRR.

As intervenções realizadas inserem-se no Programa de Cirurgia Robótica da ULSAS, um modelo diferenciador a nível nacional por ter sido concebido, desde o início, para abranger várias especialidades médicas. Urologia, Cirurgia Geral, Ginecologia e Otorrinolaringologia são algumas das áreas que beneficiam desta inovação.

Segundo a ULSAS, a cirurgia robótica representa uma evolução significativa na prestação de cuidados de saúde, proporcionando maior rigor técnico, menor agressão dos tecidos e melhores resultados clínicos. Para os utentes, esta abordagem traduz-se em menor dor no pós-operatório, redução do risco de infeção, menor perda de sangue, diminuição do tempo de internamento e uma recuperação mais rápida, quando comparada com técnicas cirúrgicas convencionais.

Um avanço que foi possível graças ao investimento de cerca de 1,9 milhões de euros, financiado pelo PRR, no sistema robótico Da Vinci Xi, uma das mais recentes evoluções da cirurgia minimamente invasiva.

A ULSAS presta cuidados de saúde a cerca de 350 mil habitantes dos concelhos de Almada e Seixal, integrando o Hospital Garcia de Orta e o respetivo Agrupamento de Centros de Saúde.

Este investimento é apoiado pelo PRR no âmbito da Componente C01 – Serviço Nacional de Saúde e reforça a capacidade do Serviço Nacional de Saúde, promove a modernização tecnológica e o acesso a cuidados mais inovadores, seguros e centrados nas pessoas.

ulsas.min-saude.pt

Scroll to Top