Plano de Recuperação e Resiliência – Recuperar Portugal

Mais respostas sociais no Funchal, com o apoio do PRR

A Casa de Esperança, promovida pela Associação de Desenvolvimento Comunitário do Funchal – Garouta do Calhau, prepara-se para iniciar atividade no concelho do Funchal, reforçando a resposta social dirigida a pessoas idosas em situação de isolamento, solidão ou insegurança.

Localizada na antiga Quinta Esperança, na zona do Paiol, esta nova resposta social representa um investimento total de 2,62 milhões de euros, dos quais 2,3 milhões de euros são financiados pelo PRR, no âmbito da Componente C03 – Respostas Sociais, integrada no pilar da Resiliência.

O projeto permite criar 50 novas vagas, através de duas valências complementares: um centro de noite, pioneiro na região, com 20 vagas, e um centro de dia, com 30 vagas, incluindo uma resposta especializada para pessoas com demência. O modelo adotado privilegia a autonomia e a permanência dos idosos no seu meio habitual, contribuindo para evitar a institucionalização precoce.

A Casa de Esperança integra um conjunto alargado de serviços, incluindo ginásio, sala polivalente, musicoterapia, fisioterapia, psicologia e uma sala Snoezelen, dedicada à estimulação sensorial e ao relaxamento. A intervenção incorporou ainda soluções de eficiência energética e gestão tecnológica, alinhadas com os objetivos de sustentabilidade e modernização promovidos pelo PRR.

Com este investimento, o PRR contribui para o reforço e diversificação da rede de respostas sociais na Região Autónoma da Madeira, promovendo a inclusão, a dignidade e a melhoria da qualidade de vida da população idosa.

Scroll to Top