A Comissão Europeia aprovou hoje, 23 de janeiro de 2026, a avaliação preliminar positiva do oitavo pedido de pagamento do PRR, correspondendo a 34 marcos e metas cumpridos, correspondentes a um desembolso de 1,1 mil milhões de euros (líquido de pré-financiamento), dos quais 828,8 milhões de euros em subvenções e 286 milhões de euros em empréstimos.
O 8.º Pedido de Pagamento havia sido formalizado a 14 de novembro de 2025, com o envio à Comissão Europeia das evidências relativas aos marcos e metas aprovados no âmbito do processo de simplificação do PRR, que permitiu ainda a antecipação de resultados adicionais, já refletidos no novo Anexo da Decisão de Execução.
O Presidente da Estrutura de Missão Recuperar Portugal afirma que: “Esta avaliação positiva confirma, novamente, a maturidade e eficácia do nosso processo de execução. Reflete o empenho coletivo de todas as entidades envolvidas e a capacidade de antecipar resultados em benefício dos cidadãos e das empresas, do país.” Fernando Alfaiate refere ainda que “antecipar a submissão de marcos e metas é um sinal inequívoco da eficiência da operação e da capacidade de gestão.”
Com esta aprovação dos 34 marcos e metas deste pedido de pagamento, a taxa de execução do PRR validada pela Comissão Europeia atinge 61%. Considerando todos os marcos e metas contabilizados pela Estrutura de Missão Recuperar Portugal enquanto cumpridos, a execução acumulada é de 63%, consolidando um percurso caracterizado por eficácia, transparência e orientação para resultados.
Os projetos incluídos neste 8.º Pedido de Pagamento, que correspondem a 23 investimentos e 6 reformas, abrangem diversas componentes do PRR, incluindo Saúde, Respostas Sociais, Capitalização e Inovação, Qualificações e Competências, Florestas, Gestão Hídrica, Descarbonização da Indústria, Hidrogénio e Renováveis, Mobilidade Sustentável, Empresas 4.0, Qualidade e Sustentabilidade das Finanças Públicas, Justiça Económica e Ambiente de Negócios, Administração Pública Mais Eficiente e REPowerEU (Conheça em detalhe o 8.º Pedido de Pagamento aqui)
Destacamos entre tantos projetos os seguintes:
- Digitalização da saúde nos Açores, através da aplicação mySaúde Açores, que garante acesso digital a cuidados de saúde a todos os cidadãos da Região Autónoma e que ainda este mês ultrapassou um milhão de acessos.
- Descarbonização da indústria, com apoio financeiro a projetos que promovem a transição para processos mais sustentáveis;
- Instalação de armazenamento em baterias na Madeira, incluindo a modernização das centrais hidroelétricas e a implementação de sistemas de armazenamento e contagem inteligente, fortalecendo a resiliência da rede elétrica.
- A adição de 650 novos clubes à rede de clubes Ciência Viva nas escolas, objetivo que aliás foi ultrapassado, estando já 653 em pleno funcionamento.
A Comissão Europeia enviou agora a sua avaliação preliminar ao Comité Económico e Financeiro (CEF), que dispõe de quatro semanas para emitir o seu parecer. O pagamento a Portugal ocorrerá após o parecer do CEF e a subsequente adoção da decisão de pagamento pela Comissão, permitindo dar continuidade a investimentos estratégicos das três dimensões do PRR, Resiliência, Transição Climática e Transição Digital.
“Com esta nova etapa, Portugal reafirma o seu lugar entre os países com maior taxa de execução do PRR, evidenciando um trabalho sólido, transparente e orientado para resultados, que contribui de forma concreta para um país mais resiliente, sustentável e digital”, conclui Fernando Alfaiate, Presidente da Estrutura de Missão Recuperar Portugal.