Plano de Recuperação e Resiliência – Recuperar Portugal

PRR financia guia científico para a conservação de zonas húmidas costeiras e o armazenamento de carbono azul no Algarve

Foi publicado um novo guia científico, financiado pelo PRR no âmbito da Dimensão Transição Digital, que permite avaliar o armazenamento de carbono azul em zonas húmidas costeiras no Algarve.

O guia, intitulado “Impulsionando a Sustentabilidade – Recomendações para a Conservação de Zonas Húmidas Costeiras e Armazenamento de Carbono Azul no Algarve”, foi desenvolvido no âmbito do projeto de investigação C-Land, coordenado pela Universidade do Algarve, e conta com a participação de Ana Sousa, investigadora do Centro de Estudos do Ambiente e do Mar (CESAM) e docente do Departamento de Biologia da Universidade de Aveiro.

O projeto tem como objetivo estimar o potencial de armazenamento de carbono nas zonas húmidas do Algarve, fornecendo uma base científica sólida para apoiar a definição de políticas públicas e estratégias de gestão costeira mais sustentáveis, num contexto de adaptação e mitigação das alterações climáticas.

O projeto foi desenvolvido no âmbito do concurso Science4Policy 2023, uma iniciativa do PLANAPP – Centro de Planeamento e de Avaliação de Políticas Públicas, em parceria com a Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), com financiamento do PRR.

O guia agora publicado traduz os resultados do projeto C-Land numa ferramenta prática de apoio à decisão, permitindo uma análise objetiva e consistente do contributo das zonas húmidas costeiras para o armazenamento de carbono azul. O documento integra ainda uma análise prospetiva dos efeitos da subida do nível médio do mar nos ecossistemas de zonas húmidas do Algarve até 2100, apoiando uma gestão costeira mais informada e resiliente numa região particularmente vulnerável às alterações climáticas.

Fonte: cesam-la.pt

Scroll to Top