O Instituto Português de Oncologia do Porto (IPO do Porto) reforçou a capacidade tecnológica com novos equipamentos de diagnóstico e intervenção, financiados pelo PRR, no âmbito da Componente C1 – Serviço Nacional de Saúde. Este investimento representa um passo decisivo na modernização do IPO do Porto, permitindo o alinhamento com as mais recentes inovações tecnológicas e contribuindo para a melhoria significativa da qualidade e da eficiência dos exames realizados.
Entre os equipamentos instalados destaca-se o sistema híbrido Angio-TAC, que integra angiografia e tomografia computorizada numa única sala, que permite a realização de procedimentos minimamente invasivos com maior precisão, segurança e conforto para os doentes, nomeadamente nas áreas da oncologia e da radiologia de intervenção.
Foi igualmente integrada uma Câmara Gama Digital SPECT/CT, que veio reforçar o Serviço de Medicina Nuclear do IPO do Porto, proporcionando imagens de maior qualidade, tempos de exame mais curtos e ganhos relevantes de eficiência clínica e organizacional. Desde a entrada em funcionamento, o equipamento já realizou cerca de 600 exames de diagnóstico, evidenciando o seu impacto na capacidade de resposta assistencial.
Estes investimentos financiados pelo PRR contribuem para a inovação e modernização tecnológica do IPO do Porto, reforçando a qualidade dos cuidados prestados, bem como promovendo a inovação clínica e aumentando a resiliência do Serviço Nacional de Saúde.
Estes investimentos financiados pelo PRR contribuem para a inovação e modernização tecnológica do IPO do Porto, reforçando a qualidade dos cuidados prestados, bem como promovendo a inovação clínica e aumentando a resiliência do Serviço Nacional de Saúde.


Fonte: IPO do Porto