Plano de Recuperação e Resiliência – Recuperar Portugal

PRR reforça cuidados de proximidade no Médio Tejo com novas unidades móveis de saúde

Com financiamento do PRR, no âmbito da Componente C01 – Serviço Nacional de Saúde, a Unidade Local de Saúde (ULS) do Médio Tejo vai colocar em funcionamento, a partir de fevereiro, duas unidades móveis de saúde que irão percorrer sete concelhos da região, levando cuidados de enfermagem, tratamentos, rastreios e telemedicina às populações mais afastadas dos serviços de saúde.

O investimento apoiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência permitirá reforçar o acesso aos cuidados de saúde primários nos concelhos de Abrantes, Alcanena, Mação, Sardoal, Tomar, Torres Novas e Vila de Rei, com especial enfoque em territórios de menor densidade populacional e com maiores dificuldades de mobilidade e acesso aos serviços do Serviço Nacional de Saúde (SNS).

A atividade das unidades móveis irá centrar-se nos cuidados de enfermagem, acompanhamento de pessoas com doença crónica, vacinação, apoio à correta toma da medicação, identificação e acompanhamento de situações de dependência, promoção da literacia em saúde e realização de rastreios. Numa fase inicial, cada unidade terá uma programação regular por concelho, definida em articulação com os cuidados de saúde primários.

Uma das unidades irá servir os concelhos de Vila de Rei, Sardoal e Mação, enquanto a outra abrangerá Alcanena, Tomar e Torres Novas, contando com recurso a teleconsulta sempre que necessário. Cada equipa será constituída por um enfermeiro e um assistente operacional.

Para o presidente do Conselho de Administração da ULS Médio Tejo, Casimiro Ramos, este projeto representa “um momento marcante, que aproxima a saúde das comunidades”, sublinhando que as unidades móveis “não substituem o médico de família, mas reforçam a proximidade dos cuidados”.

Fonte: ULS Médio Tejo 

Scroll to Top