O Bairro do Vale de Azenha, em Mirandela, apresenta agora uma nova realidade para as famílias que ali vivem, após as obras financiadas pelo PRR, que duraram cerca de um ano. A intervenção de requalificação de 12 habitações municipais está concluída e permite que dez agregados regressem às suas casas ainda durante o mês de fevereiro, enquanto duas habitações ficam reservadas para futuras respostas habitacionais.
A empreitada incidiu sobre fogos de tipologia T2 e T3 e trouxe melhorias profundas ao nível do conforto, da segurança e da eficiência energética, traduzindo-se em casas mais adequadas às necessidades atuais e num espaço urbano mais cuidado e funcional. O impacto vai além das paredes renovadas, contribuindo para a valorização de todo o bairro e para a qualidade de vida da comunidade.
Durante o período de trabalhos, o município garantiu soluções de alojamento temporário às famílias afetadas, assumindo igualmente os custos das mudanças, num esforço de proximidade que permitiu minimizar o impacto da obra no quotidiano dos moradores.
Com um investimento global a rondar os 600 mil euros, a intervenção contou com financiamento do Plano de Recuperação e Resiliência, no valor aproximado de 450 mil euros, no âmbito da Componente C02 – Habitação, através do Programa de Apoio ao Acesso à Habitação (1.º Direito).
Este projeto reflete o compromisso com a reabilitação do parque habitacional público e com a promoção de condições de habitação mais dignas, seguras e sustentáveis. O que se assume como um dos grandes objetivos do PRR para uma recuperação mais inclusiva e resiliente.


Fonte: Município de Mirandela