O IPO Lisboa realizou, no dia 18 de fevereiro, a sua primeira cirurgia robótica, assinalando o início da atividade de um equipamento médico de última geração adquirido com financiamento do PRR. A intervenção marca um novo passo na modernização tecnológica da instituição e no reforço da resposta clínica aos doentes.
A cirurgia foi conduzida por uma equipa do Serviço de Urologia, composta integralmente por mulheres, assinalando-se assim não apenas a aposta contínua na inovação em saúde e na evolução da cirurgia oncológica em Portugal, mas também a valorização do talento feminino na área cirúrgica.
O robô cirúrgico integra um conjunto de equipamentos destinados a reforçar a capacidade tecnológica do IPO Lisboa, num investimento global de 14,2 milhões de euros financiado pelo PRR, no âmbito da Componente C01 – Serviço Nacional de Saúde.
Este equipamento permitirá realizar cirurgias nas áreas de urologia, ginecologia e cirurgia geral, nomeadamente do foro digestivo alto e baixo, contribuindo para procedimentos mais precisos, menos invasivos e com potencial para uma recuperação mais rápida dos doentes.
Ao investir em tecnologia avançada e na qualificação das equipas clínicas, o PRR reforça a modernização do SNS, promovendo maior eficiência, inovação e qualidade dos cuidados de saúde prestados à população.




Fonte: IPO Lisboa