Plano de Recuperação e Resiliência – Recuperar Portugal

PRR reforça resposta habitacional em Santo Tirso com 9 habitações municipais

Numa intervenção financiada pelo PRR, o Município de Santo Tirso entregou nove apartamentos municipais, no âmbito da Estratégia Local de Habitação, reforçando a resposta às necessidades habitacionais no concelho. Este projeto foi desenvolvido no âmbito da Componente 02 – Habitação e contribui para ampliar a oferta pública de habitação dirigida a pessoas em situação de maior vulnerabilidade.

Localizadas junto à Rua Gonçalves Zarco, as novas habitações correspondem a nove apartamentos T0 totalmente equipados, organizados em unidades residenciais partilhadas e destinadas a pessoas isoladas sem retaguarda familiar. O projeto responde a necessidades identificadas pelos serviços competentes, reforçando a função social do património municipal e garantindo condições de habitabilidade dignas.

Segundo o presidente da Câmara Municipal, Alberto Costa, a intervenção representa “a expressão concreta de uma política estruturada e orientada para resultados no domínio da habitação pública”.

A intervenção agora concluída incluiu a recuperação de três habitações devolutas e a criação das novas unidades habitacionais, num investimento total de 322 mil euros. Desde o início de 2025, o Município de Santo Tirso já entregou 36 habitações municipais, beneficiando quase duas centenas de pessoas, num esforço contínuo de reforço da oferta pública de habitação.

No âmbito da Estratégia Local de Habitação, o município prevê um investimento global de cerca de 8,5 milhões de euros até ao final de 2026, apostando na requalificação do parque habitacional existente e na criação de novas soluções habitacionais ajustadas às necessidades da população.

Com este investimento, o PRR contribui para uma resposta estrutural às carências habitacionais, promovendo maior coesão social e territorial e reforçando a política pública de habitação no concelho.

Fonte:cm-stirso.pt

Scroll to Top