A Igreja do Colégio – Santo Inácio de Loyola, em Angra do Heroísmo, foi alvo de uma intervenção de restauro financiada pelo PRR que contribuiu para a preservação e valorização do património histórico do concelho.
Os trabalhos realizados permitiram restaurar 21 telas, duas imagens e proceder à conservação do órgão histórico da igreja, salvaguardando elementos artísticos de elevado valor patrimonial e garantindo a sua fruição pela comunidade.
Integrada num antigo complexo jesuíta, a Igreja do Colégio – Santo Inácio de Loyola constitui um importante testemunho da presença da Companhia de Jesus na Ilha Terceira e do seu papel na formação cultural e educativa da cidade, assumindo-se como um elemento estruturante da identidade patrimonial de Angra do Heroísmo.
A intervenção enquadra-se numa estratégia municipal de preservação e valorização do património existente, apoiada pelo PRR no âmbito da Componente C04 – Cultura. Este investimento contribuiu de forma clara para reforçar a identidade local, a coesão territorial e a dinamização cultural do concelho.
A Presidente da Câmara Municipal de Angra do Heroísmo, Fátima Amorim, indicou na visita que assinalou a conclusão da intervenção, que “o nosso património é um dos principais ativos do concelho, sendo imprescindível continuar a preservá-lo e valorizá-lo para que possa ser apreciado pelas gerações presentes e futuras. Temos sabido tirar partido dos fundos do PRR para requalificar o património, garantindo a sua valorização para o futuro”.
Com este investimento, o PRR contribui para a preservação do património cultural nacional, promovendo a conservação de bens históricos e o acesso da comunidade a ativos culturais de elevado valor artístico e simbólico.



Fonte: CM Angra do Heroismo