RE-C01-i03
Reforço de Investimento para a conclusão
da Reforma da Saúde Mental e implementação
da Estratégia para as Demências
Resiliência
Este investimento pretende apoiar a concretização da Reforma da Saúde Mental, contribuindo para o fortalecimento do SNS e para a melhoria da resposta às necessidades de saúde da população portuguesa.
Tem como principal objetivo criar respostas residenciais na comunidade que permitam a desinstitucionalização de doentes residentes em hospitais psiquiátricos ou no setor social, que não beneficiam da oferta de cuidados da Rede Nacional de Cuidados Continuados em Saúde Mental.
Resultados e Objetivos
- Construir 4 unidades de internamento em hospitais gerais
Com vista a eliminar os internamentos de agudos em Hospitais Psiquiátricos. - Criar 15 Centros de Responsabilidade Integrados (CRI)
- Requalificar as instalações de 20 Serviços Locais de Saúde Mental (SLSM) já existentes
- Criar 40 equipas comunitárias de Saúde Mental com os rácios definidos no Plano Nacional de Saúde Mental (PNSM) (1/200 mil habitantes para adultos, 1/100 na infância e adolescência);
- Disponibilizar mais 1500 vagas na Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados em Saúde Mental
- Construir 3 unidades forenses de transição para a comunidade e qualificar os internamentos de psiquiatria forense.
- Construir uma nova unidade forense (Sobral Cid) e remodelar outras duas (Centro Hospitalar Psiquiátrico de Lisboa e Hospital de Magalhães Lemos);
- Implementar os Planos Regionais de Saúde para as Demências nas cinco Administrações Regionais de Saúde (ARS) do território continental.
RE-C01-i03
NOTÍCIAS RELACIONADAS
No posts found!