PRR – Recuperar Portugal

RE-C06-i07

Impulso Mais Digital 

Resiliência
Os objetivos da medida são aumentar a atratividade das ciências agrárias para as gerações futuras, apoiar as ciências médicas na aceitação dos progressos digitais e tecnológicos e alargar a capacidade de formação em competências digitais aos domínios não CTEAM (ciência, tecnologia, engenharia, artes e matemática); promover a inovação e a modernização pedagógicas, estimulando assim o sucesso académico.

Este investimento é composto pelas seguintes submedidas:
  • Modernização tecnológica e digital das ciências agrárias, devendo:
    • Reformar 20 programas de estudos (licenciatura, mestrado ou ambos);
    • Abrir escolas agrícolas a futuros alunos do ensino secundário;
    • Apoiar a requalificação dos profissionais que já trabalham no setor, promovendo a formação profissional de curta duração do ensino superior e os mestrados profissionais.
  • Modernização da medicina
A submedida deve apoiar a formação em ambientes digitais e a simulação médica destinada aos estudantes, bem como aos profissionais que trabalham no setor.
  • Reforçar as competências digitais:
A submedida deve apoiar o reforço das competências digitais dos jovens e adultos em áreas não CTEAM.
  • Inovação e modernização pedagógica no ensino superior:
A submedida deve o criar centros de excelência para a inovação pedagógica, com uma forte componente digital, com destaque para as áreas não tecnológicas (ciências sociais, ciências humanas e artes).
  • Reforçar os programas de financiamento destinados a reduzir a taxa de abandono escolar no ensino superior.

Resultados e Objetivos

  • Reformar 20 programas de estudos (licenciatura, mestrado ou ambos) em ciências agrárias através de:
    • Reforço da sua componente digital e tecnológica, através da aquisição de equipamento para instituições de ensino;
    • Internacionalização, incluindo a criação de cátedras de professores convidados;
    • Cooperação interinstitucional através da execução da estratégia de internacionalização da educação agrícola num consórcio.
  • Abranger 6.000 alunos do ensino secundário destinado a aumentar a atratividade das escolas agrícolas.
  • Apoiar 1.000 profissionais do setor agrícola para a conclusão de formação digital e tecnológica.
  • Promover a participação de, pelo menos, 5.000 estudantes de mestrado integrado em programas curriculares que utilizem ambientes digitais ou simulação médica.
  • Promover a participação de, pelo menos, 7.500 profissionais de saúde numa formação médica centrada na modernização tecnológica e digital do setor dos cuidados de saúde.
    Esta formação poderá assumir a natureza de cursos de ensino superior de curta duração, mestrados profissionais e/ou microcredenciais.
  • Promover a participação de 11.750 jovens e adultos de áreas não CTEAM nos programas destinados a reforçar as competências digitais.
  • Criar 5 centros de excelência para a inovação pedagógica com destaque para as áreas não tecnológicas (ciências sociais, ciências humanas e artes), bem como o Conselho Nacional de Inovação Pedagógica no Ensino Superior.
  • Diminuir para 22% a taxa média de abandono escolar dos estudantes no 1.º ano e dos alunos que frequentam formação inicial pela primeira vez face aos 24% no ano letivo de 2020/2021.
RE-C06-i07
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