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TD-C17-i03

Transição digital da Segurança Social

Transição Climática

Este investimento tem como objetivo levar adiante a digitalização da Segurança Social com vista a torná-la mais acessível, promover a sua eficiência e diminuir a fraude e a evasão.

O investimento será composto por medidas destinadas a:

  • Melhorar a conceção e a organização da Segurança Social, com base na melhoria dos sistemas de informação subjacentes, na área das prestações, contribuições, prevenção da fraude, gestão da informação e canais de pagamento;
  • Desenvolver e implementar um novo modelo de relacionamento, que deverá integrar os variados canais de interação dos cidadãos e das empresas com a Segurança Social, numa lógica omnicanal;
  • Adaptar os postos de trabalho da Segurança Social para permitir regimes de trabalho mais flexíveis, como o teletrabalho;
  • Implementar uma infraestrutura das tecnologias da informação baseada em soluções em nuvem que possam apoiar o desempenho e a interoperabilidade;

Rever processos internos e qualificar os trabalhadores da Segurança Social para apoiar a correta aplicação dos investimentos e mudanças estruturais acima mencionados.

Resultados e Objetivos

  • Criar 5 serviços em linha adicionados ao sítio Web Segurança Social Direta para expandir as suas funcionalidades, a saber:
    • Sistema de informação para assistência técnica a tribunais – processo civil de tutela e processo de promoção e proteção;
    • Prestações suplementares – declaração do estatuto de desempregado;
    • Prestações familiares – reavaliação;
    • Subsídio por suspensão de atividade;
    • Pensão de sobrevivência.
O objetivo é aumentar o peso relativo da Segurança Social Direta em todos os canais de comunicação com a Segurança Social, no contexto da introdução do plano de visão 360º.
  • Em resultado das melhorias aplicadas no sítio Web Segurança Social Direta, no âmbito de pensões de reforma para pensionistas com carreira contributiva apenas em Portugal, reduzir o tempo médio de deferimento de prestações sociais de natureza contributiva em 80% para as que tenham um tempo médio superior a 10 dias.
  • Entregar e operacionalizar 2 modelos de vigilância inteligentes, que utilizem processos de aprendizagem automática. Os dois modelos a criar e implementar são os seguintes:
  • Um modelo preditivo capaz de sinalizar entidades a inspecionar com base nos resultados de algoritmos de aprendizagem, utilizando dados históricos do subsistema de informações de vigilância do sistema de informações da Segurança Social, a fim de realizar ações de vigilância mais direcionadas, com menos esforço operacional e resultados mais assertivos, aumentando a eficácia e a eficiência do sistema de vigilância e tirando partido de outras fontes de informação;
Um modelo de índices de risco para beneficiários de prestações sociais.
TD-C17-i03

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