PRR – Recuperar Portugal

TD-C19-i08

Territórios Inteligentes 

Transição Climática

Este investimento visa criar um paradigma de planeamento e gestão das cidades e territórios através de políticas públicas baseadas em dados. 

O investimento deve incluir:

  • O desenvolvimento e lançamento do Portal dos Territórios Inteligentes. Este portal deve dispor de um repositório em linha de informações pertinentes a nível local, regional e nacional, tais como boas práticas, orientações, informações sobre normas, leis e regulamentos e informações sobre as fontes de financiamento de projetos.
  • O desenvolvimento, lançamento ou modernização de plataformas de gestão urbana (UMP) em 75 municípios e Comunidades Intermunicipais/Áreas Metropolitanas, incluindo a digitalização dos procedimentos de habitação e ordenamento territorial. 
  • O desenvolvimento de gémeos digitais (representação digital de um produto, sistema ou processo físico, previsto ou real, do mundo real para fins práticos) em domínios prioritários nacionais como a água e a agricultura, a resiliência às alterações climáticas, a mobilidade e a descarbonização, a saúde, a energia, o turismo e a proteção civil. 
  • O desenvolvimento e o lançamento de um painel de indicadores das políticas públicas para apoiar a tomada de decisões políticas dos intervenientes públicos a diferentes níveis hierárquicos, com informações sistemáticas e atualizadas. 
  • O desenvolvimento de conteúdos e a prestação de formação em matéria de recolha e gestão de dados, normas, normas abertas, interfaces de programação de aplicações e outros conteúdos ligados a cidades e edifícios inteligentes, e sustentabilidade.

Resultados e Objetivos

  • Lançamento de um sítio Web, ou seja, um portal que disponibiliza um repositório em linha de informações a nível local, regional e nacional.
  • Instalar ou modernizar uma plataforma de gestão urbana em 75 municípios e Comunidades Intermunicipais/Áreas Metropolitanas. Devem ser criados 5 gémeos digitais em domínios prioritários nacionais como a água e a agricultura, a resiliência às alterações climáticas, a mobilidade e a descarbonização, a saúde, a energia, o turismo e a proteção civil. O painel de indicadores lançado deve estar disponível para os intervenientes centrais e regionais.
  • Ter 650 trabalhadores do setor público com formação concluída em matéria de recolha e gestão de dados e outros conteúdos ligados a cidades e edifícios inteligentes, e sustentabilidade.
TD-C19-i08

NOTÍCIAS RELACIONADAS 

No posts found!

Scroll to Top