PRR – Recuperar Portugal

PT | EN

TD-C20-i03

Programa de Aceleração da Digitalização da Educação (Madeira)

Transição Climática

Esta medida tem como objetivo criar um sistema educativo mais proativo, inovador, inclusivo, autónomo, justo e aberto na Região Autónoma da Madeira, abrangendo escolas públicas e privadas. Este investimento procurará disponibilizar uma aprendizagem de qualidade e uma formação e qualificação que preparem as crianças e os alunos para responderem aos desafios do século XXI, incluindo a transição digital, com ações específicas nos seguintes domínios:
  • Recursos e equipamentos educativos digitais: no âmbito do projeto dos «manuais digitais», este investimento visa fornecer múltiplos recursos educativos digitais em diferentes formatos e tipologias (animações, simulações, vídeos tridimensionais ou outros), fornecer equipamento (tablets ou computadores portáteis, dependendo do ano de escolaridade) e acesso a manuais digitais para garantir que a comunidade educativa, alunos, professores, técnicos de ensino superior e técnicos de assistência, prestadores de ensino, têm acesso seguro aos conteúdos disponíveis através da digitalização da educação. Deve incluir, para todos os alunos (15.910 alunos): 1 tablet ou computador portátil, dependendo do ano de escolaridade, 1 licença de acesso à Escola Virtual válida para cada ano letivo; uma licença pessoal e intransmissível da versão digital de cada manual escolar adotado para a escolaridade.
  • Conectividade e equipamento para as escolas com o objetivo de dotar as escolas de «Ambientes Inovadores de Aprendizagem». Instalar 34 espaços de aprendizagem em ambiente inovador; 22 laboratórios «makerspace»; 15 espaços para educação de infância; 20 «espaços inovadores», atendendo ao conceito da Sala Snoezelen76 que promove a inclusão e a literacia digital com centros de inovação educacional para programação e robótica.
  • Competências digitais: atividades de formação oferecidas a professores e pessoal não docente, tais como técnicos do ensino superior e assistentes técnicos.

Resultados e Objetivos

  • Disponibilizar a 5.120 alunos do segundo e do terceiro ciclos do ensino básico e do ensino secundário o acesso, durante o ano letivo, ao conjunto de manuais digitais.
  • Numa segunda fase, aumentar para 15.910 o número de alunos com esse acesso.
  • Ter 95% de escolas do ensino básico e secundário ligadas à rede estruturada de Internet sem fios na Região Autónoma da Madeira (RAM) com uma ligação à Internet de, pelo menos, 1 Gbps por escola. Além disso, dez escolas privadas, bem como todas as escolas profissionais privadas e públicas devem ser ligadas à rede estruturada de Internet sem fios na RAM com uma ligação à Internet de, pelo menos, 1 Gbps por escola.
  • Dotar 6.500 professores e pessoal não docente de todos os níveis de ensino (do pré-escolar ao secundário) de formação em competências digitais e tecnológicas na Região Autónoma da Madeira.
  • Beneficiar as escolas da Região Autónoma da Madeira da distribuição dos seguintes conjuntos de experiências de robótica em equipamento científico e tecnológico para 129 salas de aula/espaços educativos de todos os níveis de ensino; conjuntos de ciências experimentais para 129 salas de aula/espaços educativos; conjuntos CTEAM para 129 salas de escola/espaços educativos; conjuntos de biologia, física e química para 35 salas de aula/espaços educativos; conjuntos polivisuais/multimédia para 40 salas de aula/espaços educativos; 100 novos equipamentos de informática para 94 salas de aula/espaços educativos no primeiro ciclo. Serão, ainda, criados 91 Ambientes Inovadores de Aprendizagem para permitir novas abordagens metodológicas no processo de ensino e aprendizagem.
TD-C20-i03

NOTÍCIAS RELACIONADAS 

No posts found!

Scroll to Top