No Hub Azul de Leixões – 1, já teve início a construção da bacia oceânica, uma nova infraestrutura científica, tecnológica e de inovação vocacionada para o desenvolvimento da economia azul. A bacia oceânica é um equipamento de vanguarda e um dos maiores da Europa para teste de tecnologia oceânica, um investimento financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência.
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Notícias Relacionadas
Foi inaugurado o radar meteorológico das Flores, que integra o Plano de Recuperação e Resiliência na componente C10-i01 Hub Azul — Rede de Infraestruturas para a Economia Azul -, um investimento global de cerca de 4,9 milhões de euros. O Radar das Flores representa uma melhoria na capacidade de previsão meteorológica, com benefício para a navegação marítima e aérea, a agricultura e a proteção civil.
O setor pesqueiro esteve ontem, dia 8 de janeiro, em destaque na "Sessão Pública PRR- Pescas". O evento, que contou com o encerramento pelo Ministro da Agricultura e Pescas, José Manuel Fernandes, teve lugar na Doca do Cerco, na Docapesca de Sesimbra.
A Marinha Portuguesa inaugurou dois projetos financiados pelo PRR.
A Plataforma Naval Multifuncional ou PNM NRP (Navio da República Portuguesa) D. João II é um projeto de um navio polivalente da Marinha Portuguesa, financiado parcialmente pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) em 94,5 milhões de euros, que já saiu do papel para o aço, sendo possível, nesta fase, ver a construção dos blocos iniciais do futuro navio.
A Associação SmartOcean, entidade gestora do Polo de Peniche do “Hub Azul”, deu início à construção da infraestrutura física que servirá de suporte ao empreendedorismo, inovação e desenvolvimento tecnológico da economia azul.
Encontra-se publicado o Aviso de Abertura de Concurso n.º 01/C10-i07/2024. Este investimento corresponde ao lançamento de um programa de apoio que garanta as condições para a aceleração da transição energética do transporte marítimo de mercadorias e passageiros, no médio e longo prazo.
Entregues as primeiras 5 embarcações de pesca modernizadas, na Ericeira, no âmbito da componente C10 – Mar
Realiza-se amanhã, 24 de novembro pelas 10h, a cerimónia de assinatura do contrato para a construção da Plataforma Naval Multifuncional financiada pelo Plano de Recuperação e Resiliência.