O Grupo Stellantis vai entregar 719 veículos elétricos ao Serviço Nacional de Saúde (SNS), destinados ao apoio domiciliário em todo o país.
O Reforço de investimento para os cuidados de saúde primários, parte da Componente 1 – Saúde do PRR, tem como objetivo apoiar a implementação da Reforma dos cuidados de saúde primários, tornando o SNS mais sólido, resiliente e eficaz. Neste âmbito, um dos marcos do PRR, que deve ser cumprido, inclui a disponibilização de 770 veículos elétricos para apoio à prestação de cuidados domiciliários pelos centros de saúde.
Carlos Tavares, Presidente do grupo Stellantis, parte da Agenda Mobilizadora Agenda GreenAuto avançou, no dia da entrega simbólica de uma chave à Secretária de Estado da Saúde com a presença do Presidente da República, que a empresa vai “fornecer 719 veículos elétricos a bateria – Peugeot e-Rifter e Citroën ë-Berlingo – e 600 postos de carregamento que vão ser entregues com os veículos para que possam imediatamente ser carregados no ponto de utilização”.
Segundo o Ministério da Saúde, “foram comunicadas pelas entidades abrangidas pelo PRR, as suas necessidades, num quadro de aproveitamento dos fundos destinados aos investimentos de modernização da frota dessas entidades”.
Desta forma, foram previstos 120 veículos para a Administração Regional de Saúde (ARS) de Lisboa e Vale do Tejo, 15 para a ARS do Alentejo, 81 para a ARS do Algarve, 117 para a ARS do Centro e 350 para a ARS do Norte. Serão também distribuídos veículos pelas Unidades Locais de Saúde (ULS) da Guarda, Castelo Branco, Matosinhos, Alto Minho, Baixo Alentejo, Litoral Alentejano, Nordeste e ULS do Norte Alentejano.
O Grupo Stellantis faz parte da Agenda Mobilizadora GreenAuto: Green innovation for the Automotive Industry, liderada pela PEUGEOT CITRÖEN AUTOMÓVEIS PORTUGAL, S.A.
Esta Agenda visa transformar a indústria automóvel nacional, no contexto da transição atual para veículos de baixas emissões. Para isso, propõe a criação de condições técnicas e operacionais para que a Stellantis Mangualde possa iniciar a produção de um novo light commercial vehicle (LCV) em Portugal, nomeadamente um battery electric light commercial vehicle (BE-LCV), assegurando simultaneamente um elevado nível de incorporação nacional.
A GreenAuto é composta por 37 entidades, das quais 21 são empresas e 16 são Instituições do Sistema Científico e Tecnológico e tem um investimento aprovado de 118 461 004,58€, para o qual foi contratado um apoio total de 59 812 629,76€.