Durante a reunião do Conselho Regional do Alentejo, que teve lugar hoje dia 16 de julho em Évora, o Presidente da Estrutura de Missão Recuperar Portugal, Fernando Alfaiate, teve a oportunidade de fazer um ponto de situação focado nos projetos regionalizados no Alentejo.
Durante o encontro, indicou que à data já existem 8248 candidaturas regionalizadas no Alentejo aprovadas no montante de 856 milhões de euros, falando-se assim de um pacote para a região muito próximo do PT 2020 ou 2030.
Às referidas candidaturas, que não incluem os projetos de âmbito nacional e que também impactam a região, já foram pagos cerca de 169 milhões de euros, ou seja, 20% do valor aprovado.
Durante a reunião, que focou os investimentos na região, esteve na mesa a CCDR Alentejo e a Comissão Permanente, constituída pelas Câmaras Municipais de Sines, Grândola, e Portalegre, o Turismo do Alentejo e Ribatejo, o Politécnico de Portalegre, CIP – Núcleo Empresarial da Região de Beja e Universidade de Évora.
A apresentação do ponto de situação do PRR ficou a cargo do Presidente da Recuperar Portugal e da Coordenadora da dimensão Transição Climática, Anabela Rodrigues.
Segundo Fernando Alfaiate, estas iniciativas são “muito positivas, dado que permitem apresentar os projetos da região e explorar as necessidades e desafios, bem como os impactos do PRR”.