Teve início a construção de 288 dos 512 novos fogos destinados a habitação social em Matosinhos. Os restantes 244, em fase de concurso público, devem iniciar obra até final do ano, destacou a autarquia.
Neste momento, encontram-se em obra três dos seis novos conjuntos habitacionais financiados ao abrigo do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) que no seu conjunto representam um total de 512 novos fogos, num investimento superior a 65 milhões de euros.
O município está ainda a investir na reabilitação de 456 fogos municipais devolutos tendo como compromisso reabilitar 100 habitações por ano, num investimento de cerca de 5.4 milhões de euros também financiado pelo PRR.
Resolver o problema da habitação do país é uma urgência nacional que exige consenso e a mobilização total de esforços. Mais de 1.700 casas foram entregues até 30 de junho, no âmbito de programas apoiados pelo PRR.
De acordo com os dados do Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana (IHRU), no âmbito do Programa de Apoio ao Acesso à Habitação, foram já entregues até 30 de junho deste ano, 1.607 habitações às famílias, a que se somam 95 casas disponibilizadas através do Parque Público de Habitação a Custos Acessíveis.
O Programa de Apoio ao Acesso à Habitação do PRR, visa apoiar a promoção de soluções habitacionais para pessoas que vivem em condições habitacionais indignas e que não dispõem de capacidade financeira para suportar o custo do acesso a uma habitação adequada.
O Programa assenta numa dinâmica promocional predominantemente dirigida à reabilitação do edificado e ao arrendamento. Aposta em abordagens integradas e participativas que promovam a inclusão social e territorial, mediante a cooperação entre políticas e organismos setoriais, entre as administrações central, regional e local e entre os setores público, privado e cooperativo.