PRR – Recuperar Portugal

PRR: novo bairro comercial digital em Elvas

Vai nascer um bairro comercial digital no centro histórico de Elvas num investimento financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência que ronda um milhão de euros.

O Bairro Comercial Digital de Elvas tem como objetivo a transformação de alguns pontos do centro histórico de Elvas num ecossistema digital integrado e moderno. A iniciativa visa a digitalização, desenvolvimento e promoção dos modelos de negócio dos diversos operadores económicos do bairro, segundo os promotores.

Para João Pires, Presidente da Associação Comercial de Elvas este projeto vai dar a oportunidade para que, por exemplo, a retrosaria situada naquela zona histórica possua uma “loja ‘online’ gratuita durante um período de 10 anos.

A iniciativa visa ainda a implementação de mupis com Internet para os clientes ou um espaço onde os consumidores podem comprar produtos e os mesmos sejam guardados até que, mais tarde, o cliente levante a sua encomenda. O investimento visa modernizar o parque de estacionamento subterrâneo situado naquela zona da cidade com novas tecnologias e dotar a zona histórica com rede 5G.

A medida Bairros Comerciais Digitais inscrita na componente 16 do PRR procura promover a digitalização da economia, quer através da adoção tecnológica por parte dos operadores económicos e pela digitalização dos seus modelos de negócio e da sensibilização e capacitação dos trabalhadores.

A Componente 16 – Empresas 4.0, dirigida especificamente ao reforço de digitalização das empresas, tem como objetivo recuperar o atraso relativamente ao processo de transição digital, permitindo o acesso ao conhecimento e aos meios tecnológicos digitais que promovem: a modernização do trabalho e dos processos de produção; a desmaterialização dos fluxos de trabalho; a mitigação dos défices de competências na utilização das tecnologias digitais; abranger de forma equilibrada mulheres e homens; a incorporação de ferramentas e metodologias de teletrabalho; a criação de novos canais digitais de comercialização de produtos e serviços, a adoção de uma cultura de experimentação e inovação; o reforço do ecossistema de empreendedorismo nacional e a incorporação de tecnologias disruptivas nas suas propostas de valor das empresas.

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