O C-Network, projeto financiado pelo PRR, que pretende dinamizar a cibersegurança em diferentes entidades, é constituído por uma rede de centros de competências em cibersegurança.
Este projecto visa reforçar a ciber-resiliência em Portugal, sendo impulsionado pelo Centro Nacional de Cibersegurança, para trabalhar a proximidade e adaptado às especificidades territoriais.
O consórcio da Região Norte, que iniciou agora os trabalhos, integra todas as comunidades intermunicipais (CIM) do Norte do país, a Área Metropolitana do Porto, universidades e institutos politécnicos.
Este projeto é direcionado para o apoio ao território, às empresas e à administração pública numa ótima de consultadoria e acompanhamento na cibersegurança.
António Pinto, coordenador do C-Network Norte e docente do Instituto Politécnico do Porto (IPP), explicou que o objetivo é “tentar dinamizar a veia de cibersegurança das entidades”, como pequenas e médias empresas ou municípios. O que se pretende fazer é alertá-las para a necessidade de se prepararem para questões da cibersegurança”.
Integrado no investimento C19 do PRR, o C-Network pretende impulsionar o reforço do quadro geral da cibersegurança. Tem como objectivos reforçar a capacitação nacional em cibersegurança e segurança da informação, assim como criar as condições físicas e tecnológicas para a implementação e operacionalização do novo modelo de coordenação da cibersegurança e da segurança da informação.