Foi adjudicada, pela Câmara Municipal de Abrantes, a empreitada de construção da nova Unidade de Saúde Familiar (USF). O projeto, financiado em 1,5 milhões de euros pelo PRR, custará 2 milhões e tem um prazo de execução de 540 dias.
A nova USF, que servirá 11 mil utentes das freguesias do norte do concelho, permitirá ter todo o território coberto por Unidades de Saúde Familiares.
Segundo Manuel Jorge Valamatos , presidente da Câmara, o “novo equipamento e o modelo organizativo de gestão, que amplia a capacidade de captação de profissionais de saúde, vai garantir a criação de uma equipa de médicos, enfermeiros e assistentes técnicos para garantir cuidados primários de saúde a centenas de utentes do norte do concelho atualmente sem médico de família”.
A nova USF irá nascer na antiga Escola Primária das Hortas, em Alferrarede, que será ampliada para uma área global de 2.052 metros quadrados e apresentará quatro áreas funcionais: receção, apoio administrativo, prestação de cuidados de saúde e apoio geral.
A USF irá dar apoio domiciliário, prestar consultas marcadas e não marcadas de especialidades como cuidados primários de saúde infantil, saúde materna, planeamento familiar, diabetes, doenças cardiovasculares, rastreios oncológicos, entre outros, a 11.100 utentes inscritos nas freguesias abrangidas, nomeadamente, oito mil da União de Freguesias de Abrantes e Alferrarede, 1.400 no polo de Mouriscas, 1.100 no polo de Rio de Moinhos e 600 utentes no polo de Carvalhal.
O atual polo de saúde de Alferrarede, quando a nova USF entrar em funcionamento, passará a acolher todos os serviços da unidade de recursos assistenciais partilhados, como as consultas de higiene oral, medicina dentária, nutrição, psicologia, fisioterapia, cardiopneumologia, podologia e serviço social.