PRR – Recuperar Portugal

PRR permite mais eficiência energética em Melgaço

Foi assinado o auto de consignação do upgrade tecnológico da Zona Industrial de Penso (ZIP), denominada Área de Acolhimento Empresarial (AAE) de Nova Geração em Melgaço.

O investimento, de cerca de 13 milhões de euros, é financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR). Manoel Batista, presidente daquela câmara do distrito de Viana do Castelo congratula-se com a realidade de em 2025 iniciarem a produção hidrogénio a partir de seis hectares de painéis fotovoltaicos que vão fornecer energia abaixo do preço de mercado às duas zonas industriais.

O objetivo principal da empreitada é dotar as zonas industriais de Penso e Alvaredo de condições energéticas e tecnológicas de excelência, começando pela instalação dos seis hectares de painéis fotovoltaicos. A iniciativa vai permitir ainda instalar 5G para todas as zonas empresariais.


De acordo com o presidente da câmara as empresas instaladas e as que se venham a instalar no futuro nas zonas empresariais de Melgaço terão, assim, ao seu dispor, vantagens comparativas em matéria de transição digital e energética, ímpares na região.

Tendo em conta as diversas oscilações e falhas de energia sentidas durante o ano por parte das empresas instaladas na ZIP, é crucial este investimento da Componente C07  – Infraestruturas do PRR para melhorar a qualidade de serviço e investir na estabilidade e eficiência energética.

Scroll to Top