A Universidade de Coimbra vai criar um Centro de Inovação Pedagógica (CEIP-INOV3P), em parceria com dez instituições de ensino superior da Região Centro e Lisboa, num investimento de três milhões de euros financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).
O novo centro visa implementar práticas pedagógicas inovadoras e digitais e surge de um consórcio, que representa mais de 80 mil estudantes e cinco mil docentes, constituído pela Universidade de Coimbra, Escola Superior de Enfermagem de Coimbra, institutos politécnicos de Viseu, Guarda, Tomar, Santarém, Castelo Branco e Coimbra, Universidade Aberta, Instituto Universitário Militar e Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE).
O Centro pretende promover a inovação pedagógica com forte componente digital, privilegiando as áreas não-tecnológicas (ciências sociais, humanidades e artes). Tem ainda como objetivo a consolidação de práticas pedagógicas cada vez mais adequadas aos perfis dos estudantes, às transformações da sociedade e do mercado de trabalhos e aos consequentes desafios de ensino-aprendizagem no contexto atual. Acresce que pretende também promover a aprendizagem conjunta e a troca de experiências entre os vários membros do consórcio, bem como assegurar dinâmicas de capacitação do corpo docente e colaboradores em domínios transversais e específicos de inovação pedagógica.
O CEIP-INOV3P estrutura a sua atividade em três núcleos – Conhecimento e Disseminação, Capacitação e Valorização e Promoção e Laboratório de Inovação Pedagógica com o objetivo de estimular a reflexão partilhada no seio da comunidade académica de cada instituição de ensino sobre as diferentes possibilidades e desafios que se colocam ao Ensino Superior.
Este projeto integra-se na submedida “Criação de centros de excelência e inovação pedagógica” parte do investimento i07 – Impulso Mais Digital – da Componente 6 – Qualificações e Competências – do PRR. Uma submeidade que visa promover a inovação e a modernização pedagógicas, estimulando assim o sucesso académico através da criação de 5 centros de inovação pedagógica.