A região da Guarda dá um salto para o futuro com o lançamento do Bairro Comercial Digital – Zona Alta, um projeto pioneiro na região que vem modernizar o comércio local através de ferramentas digitais inovadoras.
O consórcio formado pela autarquia e pela Associação Empresarial da Região da Guarda com o objetivo de revitalizar a economia e o comércio locais viu aprovado o financiamento de cerca de um milhão de euros ao abrigo do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).
O investimento consiste na instalação de wi-fi gratuito no centro da Guarda e na criação de duas plataformas onde os comerciantes vão poder divulgar e vender os produtos – o Marketplace e o Mercado do Bairro. Será também disponibilizado um sistema de estacionamento inteligente e será dada formação nas áreas do marketing e empreendedorismo digital, bem como em comércio eletrónico.
Este projeto inserido na Componente C16 do PRR, torna-se muito importante para uma região de baixa densidade, como a Guarda, promovendo a equidade e sustentabilidade das empresas, bem como a igualdade de género e de oportunidades nas populações, contribuindo para um Portugal mais digital, verde e resiliente. Deste modo pode-se recuperar o atraso relativamente ao processo de transição digital, permitindo o acesso ao conhecimento e aos meios tecnológicos digitais ao mesmo tempo que é o motor de desenvolvimento regional promovendo a coesão territorial e a economia local.