PRR – Recuperar Portugal

Nova Estrutura Residencial Para Pessoas Idosas no Funchal

Vai nascer na Ribeira Brava, Funchal, uma nova Estrutura Residencial Para Pessoas Idosas (ERPI). Uma obra, da responsabilidade do Centro Social e Paroquial de São Bento, financiada, maioritariamente, pelo Plano de Recuperação e Resiliência.

A nova ERPI, que vai ocupar parte do Colégio Missionário do Sagrado Coração de Jesus,  visa o fortalecimento das respostas sociais na Região. Neste momento, encontra-se a decorrer o concurso internacional para a empreitada de construção, ampliação, reabilitação e reconversão de parte do colégio em ERPI, tendo como valor base cerca de 5 milhões de euros (4.929.259,69 euros).

O novo espaço terá 22 quartos individuais e 9 quartos duplos numa capacidade total de 40 camas. Além da renovação do espaço, o investimento vai, igualmente, promover a colocação de recursos humanos essenciais à prestação de cuidados a idosos, como profissionais de limpeza, lavandaria, cozinha, enfermagem e medicina, além de motoristas, psicólogos e fisioterapeutas.

Todo o Projecto de arquitetura foi pensado para um acolhimento de maior qualidade, disponibilizando uma galeria coberta onde estarão disponíveis diversos serviços, entre os quais cabeleireiro, ginásio e biblioteca. Haverá também uma casa de chá, aberta aos familiares e a outras pessoas do exterior, onde poderão ser realizadas várias atividades como, por exemplo, workshops de culinárias.

Inserido na Componente C3 – Respostas Sociais do PRR, este investimento tem como objetivo modernizar e alargar a rede de serviços de apoio social, obtendo uma maior cobertura ter­ritorial a nível nacional, melhorando as condições de trabalho dos profissionais nestas estruturas e a qualidade dos cuidados prestados aos utentes.



Scroll to Top