Vai nascer na Ribeira Brava, Funchal, uma nova Estrutura Residencial Para Pessoas Idosas (ERPI). Uma obra, da responsabilidade do Centro Social e Paroquial de São Bento, financiada, maioritariamente, pelo Plano de Recuperação e Resiliência.
A nova ERPI, que vai ocupar parte do Colégio Missionário do Sagrado Coração de Jesus, visa o fortalecimento das respostas sociais na Região. Neste momento, encontra-se a decorrer o concurso internacional para a empreitada de construção, ampliação, reabilitação e reconversão de parte do colégio em ERPI, tendo como valor base cerca de 5 milhões de euros (4.929.259,69 euros).
O novo espaço terá 22 quartos individuais e 9 quartos duplos numa capacidade total de 40 camas. Além da renovação do espaço, o investimento vai, igualmente, promover a colocação de recursos humanos essenciais à prestação de cuidados a idosos, como profissionais de limpeza, lavandaria, cozinha, enfermagem e medicina, além de motoristas, psicólogos e fisioterapeutas.
Todo o Projecto de arquitetura foi pensado para um acolhimento de maior qualidade, disponibilizando uma galeria coberta onde estarão disponíveis diversos serviços, entre os quais cabeleireiro, ginásio e biblioteca. Haverá também uma casa de chá, aberta aos familiares e a outras pessoas do exterior, onde poderão ser realizadas várias atividades como, por exemplo, workshops de culinárias.
Inserido na Componente C3 – Respostas Sociais do PRR, este investimento tem como objetivo modernizar e alargar a rede de serviços de apoio social, obtendo uma maior cobertura territorial a nível nacional, melhorando as condições de trabalho dos profissionais nestas estruturas e a qualidade dos cuidados prestados aos utentes.