Os CTT – Correios de Portugal estão a testar, junto de várias pequenas e médias empresas, novas embalagens reutilizáveis para clientes de e-commerce, que reduzirão significativamente o desperdício e a pegada carbónica das entregas.
A iniciativa, financiada pelo PRR, no âmbito da Rede Nacional de Test Beds, encontra-se a ser desenvolvida em parceria com o Circular E-commerce EcoLab, uma TestBed dedicada à gestão sustentável de embalagens para e-commerce.
Do consórcio, que pretende tornar as entregas mais sustentáveis, fazem ainda parte a Zeroo, uma tecnológica de economia circular e a Impact World, uma referência no desenvolvimento e produção de embalagens reutilizáveis inovadoras. Na sequência da parceria, os CTT estão a identificar PME’s que pretendam participar em pilotos nos quais serão disponibilizadas, de forma gratuita, um conjunto de embalagens reutilizáveis para os seus envios de e-commerce.
Os CTT pretendem assim ajudar a fortalecer o ecossistema do e-commerce nacional promovendo, ao mesmo tempo, a adoção e experimentação de novas ferramentas e produtos junto das pequenas e médias empresas.
O investimento da Componente C16 – Empresas do PRR visa a criação de uma rede nacional para prestação de serviços às empresas para o desenvolvimento e teste de novos produtos e serviços. Consideradas polos de inovação, as Test Beds funcionam numa lógica colaborativa entre as empresas responsáveis pela sua operação e as empresas às quais prestam serviços. Caracterizam-se por criar infraestruturas para disponibilizar as condições necessárias às empresas para o teste e experimentação de novos produtos e serviços inovadores aumentando o número de produtos comercialmente viáveis e acelerando o ciclo da sua inovação.