Teve hoje lugar no Salão Nobre do Ministério da Administração Interna, a homologação dos contratos para a construção dos Centros de Instalação Temporária em Lisboa e no Porto.
Numa cerimónia presidida pelo Primeiro-Ministro, Luís Montenegro, foram homologados pela Ministra da Administração Interna, Margarida Blasco, os contratos assinados por Fernando Alfaiate, Presidente da Estrutura de Missão Recuperar Portugal, e o Superintendente Luís Carrilho, Diretor Nacional da PSP, que permitem a construção de mais duas infraestruturas pensadas para alojamento temporário por razões humanitárias ou de segurança. Estes locais surgem no âmbito da estratégia de promoção da integração dos cidadãos estrangeiros em Portugal, bem como para reforçar o sistema de retorno e assegurar um adequado controlo das fronteiras nacionais e europeias.
Um investimento na ordem dos 30 milhões de euros, incluído na medida C02.i02 “Reforço do Investimento para Bolsa Nacional de Alojamento Urgente e Temporário”, que é assegurado no âmbito da Reprogramação do PRR.
De referir, que a Bolsa Nacional de Alojamento tem como objetivo estabelecer uma resposta estruturada e abrangente para pessoas que necessitam de alojamento em situações de emergência devido a eventos excecionais, imprevisíveis ou risco iminente ou para transições para casos em que, pela sua natureza, requerem alojamento e acompanhamento antes de ser encontrada uma solução definitiva de habitação