Plano de Recuperação e Resiliência – Recuperar Portugal

Plataforma digital vai modernizar gestão urbana no Alto Minho

A Comunidade Intermunicipal do Alto Minho (CIM Alto Minho) vai implementar um projeto digital inovador, que permite modernizar e tornar mais eficientes os serviços urbanísticos dos 10 municípios da região. A “Plataforma de Gestão Urbanística (PGU) Alto Minho” será financiada pelo PRR em 1,5 milhões de euros.
Este projeto oferece ferramentas digitais eficientes e integradas, que visam apoiar os municípios na gestão das suas áreas urbanas, otimizando recursos, sistematizando dados e facilitando a tomada de decisão em domínios como a mobilidade, o ambiente, a qualidade de vida e os serviços urbanos. 
A plataforma apresenta ainda uma área para que os cidadãos possam aceder de forma rápida e simples a serviços urbanísticos online, submeter pedidos, obter informações e acompanhar processos.
O desenvolvimento deste projeto inclui  a evolução e melhoria da plataforma digital de gestão urbana já existente, a implementação de novas ferramentas tecnológicas – como dashboards regionais e sistemas de análise de dados (power data) – a aquisição de plataformas verticais digitais para áreas específicas da administração pública local, a implementação de sistemas de sensores para recolha de dados em tempo real e o desenvolvimento de serviços de integração e partilha de dados entre municípios.

Os trabalhos serão desenvolvidos pela CIM Alto Minho, em colaboração com todos os seus municípios associados, nomeadamente, Arcos de Valdevez, Caminha, Melgaço, Monção, Paredes de Coura, Ponte da Barca, Ponte de Lima, Valença, Viana do Castelo e Vila Nova de Cerveira.

Com os objetivos de facilitar a gestão do território e o trabalho técnico das autarquias, contribuir para reforçar a transparência, promover a cooperação intermunicipal e envolver os cidadãos na gestão pública, esta plataforma, segundo o presidente da CIM Alto Minho, Manoel Batista, “representa um passo importante no caminho da transição digital”. Refere também que com a plataforma “conseguiremos tomar decisões mais informadas e baseadas em dados concretos, que se traduzirá numa melhor qualidade de vida para os cidadãos do Alto Minho”.

foto: https://www.cim-altominho.pt

Scroll to Top