Foi ontem, dia 9 de julho, inaugurada a primeira residência de estudantes do concelho de Vila Nova de Famalicão. Um investimento financiado pelo PRR com impacto direto na resposta às necessidades de alojamento para jovens do ensino superior. O novo equipamento, “Vila – Residência de Estudantes”, resulta da reabilitação do antigo edifício dos Serviços Municipais de Ambiente e representa uma concretização relevante no âmbito do Plano Nacional para o Alojamento no Ensino Superior (PNAES), enquadrado no PRR.
Localizada em pleno centro da cidade, a infraestrutura disponibiliza 91 camas distribuídas por 53 quartos de diferentes tipologias, incluindo quartos simples e duplos, estúdios e unidades adaptadas a estudantes com mobilidade reduzida. A nova residência inclui ainda diversas áreas de apoio à vida académica e comunitária, como salas de estudo, espaço de refeições, convívio, cozinhas, instalações sanitárias, zona de receção e garagem/oficina para bicicletas, promovendo uma vivência integrada e funcional para os seus residentes.
O projeto surge de um investimento total de 5,4 milhões de euros, dos quais 3,4 milhões são financiados através do PRR, em parceria com a Agência Nacional Erasmus+ Educação e Formação.
Com esta residência, o concelho passa a oferecer uma resposta integrada às necessidades habitacionais dos estudantes deslocados que frequentam as quatro instituições de ensino superior com presença em Famalicão – CESPU, IPCA, Universidade do Minho e Universidade Lusíada – bem como aos investigadores dos centros sediados no município, como o CITEVE e o CeNTI.
A concretização desta infraestrutura demonstra o impacto do PRR na criação de soluções que promovem a coesão territorial, a inclusão social e a valorização do ensino superior, contribuindo para uma sociedade mais qualificada e sustentável.
A primeira fase de candidaturas ao alojamento na nova residência está atualmente em curso, dirigida a estudantes deslocados bolseiros que frequentem cursos superiores em Famalicão no ano letivo de 2024/2025.




Fotos: CM. Famalicão