Plano de Recuperação e Resiliência – Recuperar Portugal

Entregues casas reabilitadas com apoio PRR no Forte da Bela Vista

As primeiras nove casas reabilitadas no bairro do Forte da Bela Vista, em Setúbal, foram entregues esta quarta-feira, 17 de julho, marcando um passo importante no investimento que está a transformar profundamente os bairros de habitação pública do concelho. A intervenção, financiada pelo PRR e integrada na Estratégia Local de Habitação, tem o objetivo de garantir melhores condições de vida, dignidade e conforto às famílias.

A reabilitação no Forte da Bela Vista representa um investimento superior a 17,9 milhões de euros (acrescido de IVA), abrangendo intervenções estruturais no interior e exterior dos edifícios, com destaque para a renovação de cozinhas, casas de banho, redes elétricas e de canalização, bem como das zonas comuns, paredes exteriores e coberturas.

“Qualquer ser humano tem direito a uma casa com as condições para viver nos tempos de hoje”, afirmou o presidente da Câmara Municipal de Setúbal, André Martins, durante a cerimónia de entrega das chaves.

O processo de reabilitação obrigou os moradores a abandonar temporariamente as suas habitações, sendo alojados provisoriamente em residenciais ou módulos habitacionais. Um esforço reconhecido pelo autarca durante a cerimónia: “Agradeço a vossa disponibilidade e o esforço que fizeram para agora receberem estas habitações reabilitadas”.

As obras neste local conhecido como Bairro Azul continuam em curso. Estão a ser executadas intervenções em 19 edifícios, com foco na renovação das partes comuns e coberturas, a par da requalificação integral dos interiores das habitações. O objetivo é garantir condições habitacionais condignas, de acordo com o direito constitucional à habitação.

Este trabalho, viabilizado pelo financiamento do PRR, demonstra o impacto concreto na vida das pessoas e no combate às desigualdades habitacionais, contribuindo para um parque habitacional público mais digno, seguro e eficiente.

Fotos: CM Setúbal

Scroll to Top