As primeiras nove casas reabilitadas no bairro do Forte da Bela Vista, em Setúbal, foram entregues esta quarta-feira, 17 de julho, marcando um passo importante no investimento que está a transformar profundamente os bairros de habitação pública do concelho. A intervenção, financiada pelo PRR e integrada na Estratégia Local de Habitação, tem o objetivo de garantir melhores condições de vida, dignidade e conforto às famílias.
A reabilitação no Forte da Bela Vista representa um investimento superior a 17,9 milhões de euros (acrescido de IVA), abrangendo intervenções estruturais no interior e exterior dos edifícios, com destaque para a renovação de cozinhas, casas de banho, redes elétricas e de canalização, bem como das zonas comuns, paredes exteriores e coberturas.
“Qualquer ser humano tem direito a uma casa com as condições para viver nos tempos de hoje”, afirmou o presidente da Câmara Municipal de Setúbal, André Martins, durante a cerimónia de entrega das chaves.
O processo de reabilitação obrigou os moradores a abandonar temporariamente as suas habitações, sendo alojados provisoriamente em residenciais ou módulos habitacionais. Um esforço reconhecido pelo autarca durante a cerimónia: “Agradeço a vossa disponibilidade e o esforço que fizeram para agora receberem estas habitações reabilitadas”.
As obras neste local conhecido como Bairro Azul continuam em curso. Estão a ser executadas intervenções em 19 edifícios, com foco na renovação das partes comuns e coberturas, a par da requalificação integral dos interiores das habitações. O objetivo é garantir condições habitacionais condignas, de acordo com o direito constitucional à habitação.
Este trabalho, viabilizado pelo financiamento do PRR, demonstra o impacto concreto na vida das pessoas e no combate às desigualdades habitacionais, contribuindo para um parque habitacional público mais digno, seguro e eficiente.



Fotos: CM Setúbal