Plano de Recuperação e Resiliência – Recuperar Portugal

Com apoio PRR, Lisboa reforça resposta habitacional e entrega 50 casas acessíveis em Marvila

Para responder às necessidades habitacionais da cidade, a Câmara Municipal de Lisboa entregou esta quinta-feira as chaves de 50 novos fogos de renda acessível na freguesia de Marvila. A medida representa um investimento de 9,3 milhões de euros, financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), no âmbito da Componente C02 – Habitação, que visa transformar estruturalmente o acesso à habitação em Portugal.

As novas habitações, distribuídas por dois blocos com tipologias entre T1 e T3, integram um plano mais vasto para o Vale Formoso de Cima, num esforço coordenado para dar resposta à carência habitacional crónica que afeta milhares de famílias.

Para o presidente da Câmara, Carlos Moedas, cada entrega de chave representa mais do que um gesto simbólico: “Esta é a vossa casa, este é o vosso direito”, afirmou durante a cerimónia.

Este investimento alinha-se com os objetivos do PRR, que na sua Componente C02 procura reorientar a política pública de habitação, reforçando o parque habitacional acessível e garantindo condições dignas às famílias de rendimentos mais baixos. Uma aposta que passa por promover inclusão urbana a longo prazo.

Também presente na cerimónia de entrega de chaves, o ministro das Infraestruturas e da Habitação, Miguel Pinto Luz, reforçou o carácter nacional do desafio: “O problema da habitação não é um problema de Lisboa, do Porto, de Leiria ou de Beja, é um problema de todos.”

Neste objetivo de criar condições para que os portugueses tenham acesso a uma habitação digna, o PRR continua a ser um motor para uma mudança estrutural.

Fonte: detalhe – Informação Lisboa

Scroll to Top