Plano de Recuperação e Resiliência – Recuperar Portugal

Galp acelera transição energética com projeto de baterias solares apoiado pelo PRR

Empresa avança com sistemas de armazenamento de energia, reforçando papel do PRR na inovação e sustentabilidade do setor energético.

Em Portugal, a Galp está a desenvolver quatro unidades de armazenamento com uma capacidade conjunta de 60,5 MW / 120,4 MWh (baterias de duas horas) integradas nos parques solares de Alcoutim, no Algarve, um dos maiores ativos fotovoltaicos da empresa. Estes sistemas permitirão armazenar o excedente de produção solar durante o dia, para o redistribuir à rede nos momentos de maior procura, nomeadamente no início da noite. 
Uma iniciativa com o apoio PRR em território nacional, que se destaca não só pela sua escala tecnológica, mas também pelo enquadramento estratégico e o alavancar a inovação e a sustentabilidade energética.

Assim, a Galp deu mais um passo firme na liderança da transição energética com o arranque da construção de cinco projetos de baterias solares, que totalizam uma capacidade de 74 megawatts (MW) para armazenamento de energia renovável em Portugal e Espanha. Com um investimento total de 27 milhões de euros, os projetos representam uma extensão natural da unidade piloto de 5 MW já em operação desde o início de 2025 no mesmo local. As baterias são fornecidas pela tecnológica Sungrow e ligam-se também aos parques de Manzanares, na região espanhola de Castilla-La Mancha.

Este tipo de soluções híbridas, baseadas em produção solar combinada com armazenamento, é cada vez mais essencial para garantir a estabilidade da rede elétrica, ao mesmo tempo que maximiza o aproveitamento da energia renovável. Através do PRR, Portugal dá mais um passo com impacto direto na descarbonização, independência energética e modernização das infraestruturas críticas.

Scroll to Top