Plano de Recuperação e Resiliência – Recuperar Portugal

Portugal recebe desembolso de 1,34 mil milhões de euros relativo ao 6º pedido de pagamento

Portugal recebe o desembolso referente ao 6º Pedido de Pagamento que cobre 32 marcos e metas de um total de 438 marcos e metas do PRR atualizado.

A Comissão Europeia transferiu para Portugal um novo pagamento no valor de 1,34 mil milhões de euros, ao abrigo do Plano de Recuperação e Resiliência. Com este sexto desembolso, o país eleva para 57% o montante total já recebido da dotação global, que ascende a 22,2 mil milhões de euros.

O montante agora transferido inclui 851 milhões de euros em subvenções e 485 milhões de euros em empréstimos, correspondendo ao 6.º pedido de pagamento submetido em novembro de 2024, cuja avaliação preliminar positiva por parte da Comissão teve lugar a 30 de junho de 2025.

Os 32 marcos e metas cumpridos integram 15 componentes do PRR, nas três grandes áreas estruturantes: Resiliência, Transição Climática e Transição Digital. Os investimentos e reformas abrangem setores tão diversos como a saúde, respostas sociais, educação, gestão de incêndios florestais, energias renováveis, ambiente de negócios e empresas 4.0. Consulte aqui o detalhe dos marcos e metas cumpridos.

“Este desembolso é mais um passo num caminho exigente, onde todas as entidades envolvidas — da Estrutura de Missão às tutelas e beneficiários — continuam a trabalhar com foco, eficiência e compromisso”, sublinha Fernando Alfaiate, Presidente da Estrutura de Missão Recuperar Portugal. “O PRR está e continuará a ser cumprido com dedicação e trabalho sólido de todos os envolvidos”.

Scroll to Top