Plano de Recuperação e Resiliência – Recuperar Portugal

Matosinhos entrega primeiras 50 casas do PRR e dá novo impulso à habitação digna

A Câmara Municipal de Matosinhos entregou, esta semana, as 50 primeiras habitações do Conjunto Habitacional de S. Gens – Piscina, um investimento de 13,3 milhões de euros financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência. Trata-se da primeira fase de um projeto integrado na Estratégia Local de Habitação, que visa garantir condições dignas a famílias em situação de vulnerabilidade.

Segundo a autarquia, das 119 casas previstas, metade já está concluída, permitindo que 50 agregados familiares — cerca de 110 pessoas — iniciem o processo de mudança para o novo lar.

As novas habitações apresentam tipologias T1 e T2, com predominância de T2, pensadas para dar resposta a famílias de maior dimensão.

O perfil dos beneficiários reflete a diversidade social: casais idosos com mais de 70 anos, jovens casais com filhos menores e famílias monoparentais. O valor médio das rendas apoiadas será de 140 euros, assegurando um acesso mais justo e equilibrado.

Este projeto enquadra-se na dimensão Resiliência do PRR, concretamente na componente C02 – Habitação, que assume um papel central no relançamento e reorientação da política de habitação em Portugal. O objetivo é dar resposta às carências estruturais permanentes ou temporárias, através do reforço do parque habitacional público e da reabilitação das habitações indignas de famílias com menores rendimentos, promovendo um acesso generalizado a condições de habitação adequadas e salvaguardando o direito à habitação para todos.

Fonte: CM Matosinhos

Scroll to Top