A nova Unidade de Saúde dos Sapatadores da Graça, em Lisboa, construída de raiz ao abrigo do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), já se encontra em funcionamento e recebeu a visita de uma delegação da Comissão Europeia. Uma visita que surge no seguimento da Quarterly Meeting, que teve lugar na sexta-feira, dia 19, entre a Comissão Europeia, a Estrutura de Missão Recuperar Portugal e o Secretário de Estado do Planeamento e Desenvolvimento Regional, Hélder Reis, acompanhado por outros membros do executivo, para analisar várias questões do PRR.
A acompanhar a visita estiveram mais de 20 pessoas de diferentes entidades, como a Celine Gauer, Diretora-Geral da SG REFORM da Comissão Europeia, e Declan Costello, Diretor-Geral Adjunto da Direção-Geral dos Assuntos Económicos e Financeiros (ECFIN), bem como o Presidente da Estrutura de Missão Recuperar Portugal, Fernando Alfaiate e o Vice-Presidente Mário Tavares da Silva, a Câmara Municipal de Lisboa foi representada pela Vereadora, Sofia Athayde, responsável pelos pelouros dos Direitos Humanos e Sociais, Educação e Saúde e a ACSS pela Coordenadora da Unidade de Gestão de Fundos da Saúde, Marta Aldrabinha.
Durante a visita, foi possível conhecer as modernas instalações da unidade, que reforçam a capacidade de resposta do Serviço Nacional de Saúde e a qualidade da prestação de cuidados à população. O novo equipamento disponibiliza serviços diversificados, melhores condições de trabalho para os profissionais de saúde e uma localização estratégica, próxima da rede de transportes públicos.
A Unidade de Saúde – Sapatadores da Graça serve 15.200 utentes e conta com uma equipa de 22 profissionais: nove médicos, sete enfermeiros, cinco secretários clínicos e cinco assistentes operacionais.
A oferta de serviços inclui Unidade de Saúde Familiar, Unidade de Recursos Assistenciais Partilhados e Unidade de Cuidados na Comunidade.
O edifício dispõe ainda de 11 gabinetes de consulta médica, 4 gabinetes de enfermagem, 2 salas de tratamentos, 1 sala de colheitas, 1 sala de movimento e 1 sala de espera com zona lúdica para crianças, sublinhando a preocupação com a humanização dos cuidados.
A construção da nova unidade representou um investimento de 3.269.633,69 euros, financiado pelo PRR, assumindo, mais uma vez, a importância deste plano na modernização da rede de cuidados de saúde primários em Lisboa e para a melhoria da qualidade de vida dos cidadãos.
Assista à visita em vídeo, bem como às declarações sobre este projeto:







