A Estrutura de Missão Recuperar Portugal (EMRP) e o Banco Português de Fomento (BPF), ontem, dia 30 de setembro, no Palácio da Bolsa no Porto, o Instrumento Financeiro para a Inovação e Competitividade (IFIC), num evento que incluiu a assinatura do protocolo para o lançamento de novas medidas de apoio às Empresas, no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), bem como a anúncio da abertura dos três primeiros Avisos de Candidatura do IFIC.
O Ministro da Economia e da Coesão Territorial, Manuel Castro Almeida, na sessão de abertura do evento, que contou com uma sala cheia de representantes de empresas, afirma que a apresentação deste novo instrumento é feita “com os olhos postos no futuro”, “uma iniciativa que reforça o compromisso do governo com o crescimento económico”. Um instrumento que “pretende ser um acelerador da inovação empresarial em Portugal” para uma “economia mais robusta, inovadora e preparada para os desafios do futuro”. O ministro lembra que o dinheiro para este investimento do PRR, surge da reprogramação aprovada por Bruxelas, na qual se retiraram alguns investimentos que não eram passíveis de ser cumpridos nos prazos supostos, mas que irão avançar com outras fontes de financiamento.
Seguiu-se a intervenção de Gonçalo Regalado, Presidente do BPF, que apresentou os mais recentes resultados do banco, fazendo também um balanço dos últimos anos e mostrando a dinâmica que criaram para acelerar a economia portuguesa, referindo que “estão a financiar de uma forma continua todo o tecido económico empresarial em Portugal”. Gonçalo Regalado, referindo a importância do IFIC refere que “em parceria com a Estrutura de Missão Recuperar Portugal vamos ter o processo de receção das candidaturas que são submetidas pelas empresas”.
Fernando Alfaiate, Presidente da Recuperar Portugal, indica que este instrumento, criado na reprogramação, ajudará a conseguir cumprir o PRR em tempo, “sendo o desafio temporal do PRR a prioridade máxima para maximizar as subvenções que o país tem disponíveis”. Referindo que o PRR se foca em áreas essenciais para transformar a economia e tal acontece também com o IFIC, que o faz “com inovação, com tecnologia, que permita o crescimento sustentável, digital e tornar as empresas mais competitivas”. Acrescenta ainda que estes objetivos se alinham “com a estratégia europeia”.
Veja aqui a apresentação
Na sessão de encerramento, Hélder Reis, Secretário de Estado do Planeamento e Desenvolvimento Regional frisa que, como já tem vindo a indicar, “trabalhamos para não perder um único euro de subvenções do PRR”. O Secretário de Estado, foca ainda a coesão social e económica de todo o território, como sendo o objetivo do governo e do PRR, e acrescentando que “a alocação das verbas deste instrumento deve ter a intenção também da promoção da equidade territorial.” Hélder Reis refere ainda que “o que hoje aqui apresentámos começou a ser planeado ainda em 2024”.
Neste dia, foram ainda lançados os 3 avisos das Novas Linhas de Apoio às Empresas do IFIC, de Subvenções não reembolsáveis (Fundo Perdido) estando disponíveis em Candidaturas – Plano de Recuperação e Resiliência – Recuperar Portugal:
Veja aqui como fazer a sua candidatura
- Linha Reindustrializar
Dotação: 150M€
Objetivo: Visa conceder apoio à produção de novos bens e serviços, ou melhorias significativas da produção atual, através da aplicação de conhecimento e resultados de I&D (investigação e desenvolvimento) em contexto empresarial, ou ainda de atividades de I&D desenvolvidas no âmbito da execução da operação.
- Linha para a Economia de Defesa e Segurança
Dotação: 50M€
Objetivo: Reforço da base industrial e tecnológica nacional de defesa e segurança, no âmbito das aplicações de dupla utilização, apoiando projetos de investigação e desenvolvimento, investimento produtivo e internacionalização.
- Linha IA para PME
Dotação: 100M€
Objetivo: Apoiar a adoção de soluções de inteligência artificial por micro, pequenas e médias empresas, com vista à otimização de processos internos, ao aumento da eficiência operacional e/ou à integração de tecnologias digitais na interação com os clientes e parceiros.







fotos:Tomás Melo Gonçalves