A Unidade Local de Saúde (ULS) do Médio Tejo deu um passo decisivo na modernização dos cuidados hospitalares com a aquisição de um robot cirúrgico de última geração, num investimento de 2,4 milhões de euros financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR). O novo equipamento, que será instalado no Hospital de Tomar, está “desenhado para cirurgias minimamente invasivas” nas áreas de Urologia, Ginecologia e Cirurgia Geral.
“O que há dois anos era um sonho é agora uma realidade”, afirmou Casimiro Ramos, presidente do Conselho de Administração da ULS Médio Tejo, durante a cerimónia que assinalou os 40 anos do Hospital de Abrantes. O responsável sublinhou que “a aquisição deste equipamento altamente diferenciador, no valor de 2,4 milhões de euros, só foi possível graças ao apoio do Governo através do PRR e representa um passo decisivo na atração de profissionais especializados e na prestação de cuidados de saúde mais qualificados aos nossos utentes”.
A plataforma robótica integra uma consola de controlo, quatro braços independentes e tecnologia de visualização 3D, oferecendo maior precisão, segurança e tempos de recuperação reduzidos. A introdução da cirurgia robótica será acompanhada de formação especializada, garantindo a capacitação das equipas médicas e de enfermagem.
A ULS do Médio Tejo tem várias respostas para os cerca de 170 mil utentes de 11 concelhos dos distritos de Santarém e Castelo Branco que serve. “O Hospital de Abrantes é a principal resposta ao doente crítico em situação de urgência e emergência; o Hospital de Tomar afirma-se como Centro Cirúrgico de excelência; e o Hospital de Torres Novas como Centro Clínico de referência, dedicado a consultas de especialidade e cirurgia de ambulatório”.
Para o presidente da ULS Médio Tejo, este investimento “reforça a coesão e a capacidade de resposta da instituição” e constitui uma “aposta na valorização dos profissionais e na confiança das populações”.
Com o apoio do PRR, esta ULS entra na era da medicina robótica, onde inovação e humanização caminham juntas ao serviço da saúde e do futuro.
