Plano de Recuperação e Resiliência – Recuperar Portugal

Recuperar Portugal partilha experiência na gestão do PRR com delegação da Macedónia do Norte

A Recuperar Portugal continua a reforçar o papel de Portugal como referência europeia na gestão e execução do PRR. No espírito de cooperação e partilha de conhecimento entre Estados-Membros e países candidatos, a Estrutura de Missão Recuperar Portugal participou na visita da delegação da Macedónia do Norte para apresentar a experiência nacional na coordenação do plano.

A visita oficial de uma delegação da Macedónia do Norte foi organizada pela Secretaria-Geral da Presidência do Conselho de Ministros (SG Gov), no âmbito do projeto europeu “Support to Policy Reforms, Accession and Effectiveness” (SUPRAE) decorre entre 28 e 30 de outubro no Campus XXI, tendo como objetivo conhecer em detalhe o modelo português de coordenação e implementação dos programas financiados pela União Europeia.

A delegação, composta por representantes de diferentes ministérios da Macedónia do Norte, procura compreender as boas práticas nacionais em áreas como o planeamento estratégico, os quadros institucionais e jurídicos, e os mecanismos operacionais de programação, implementação, monitorização e reporte.

A Estrutura de Missão Recuperar Portugal apresentou o PRR, a sua execução, implementação financeira, evolução, monitorização e comunicação.  Frederico Florêncio, assessor da Recuperar Portugal, apresentou um overview do PRR português, destacando o enquadramento estratégico do plano, os seus principais eixos de investimento e a abordagem integrada adotada para assegurar uma execução eficaz e transparente dos fundos europeus.

Seguiu-se a intervenção de Rui Vieira, Diretor de Monitorização, que deu a conhecer o sistema de monitorização desenvolvido pela Recuperar Portugal, incluindo o Portal do PRR, uma ferramenta inovadora que permite o acesso público e em tempo real à execução do Plano. Este sistema, já reconhecido a nível europeu como uma boa prática, evidencia o compromisso nacional com a transparência, a prestação de contas e a inovação digital na gestão de fundos europeus, focando ainda a área de auditoria e controlo.  (aqui e aqui algumas notícias sobre estas matérias)

Por sua vez, Benedita de Albuquerque, Diretora de Comunicação da Recuperar Portugal, apresentou a estratégia e evolução da comunicação do PRR português — uma abordagem marcada pela humanização do plano, proximidade, clareza e acessibilidade, e que já foi igualmente destacada como best practice em fóruns europeus e partilhada com outros Estados-Membros (aqui e aqui algumas notícias sobre esta matérias)

A visita enquadra-se na política de cooperação europeia e de partilha de conhecimento que tem permitido a Portugal afirmar-se como referência na coordenação e execução de programas comunitários. A experiência portuguesa, que combina rigor técnico, transparência e uma comunicação orientada para o cidadão, constitui um exemplo inspirador para países em processo de adesão à União Europeia, como a Macedónia do Norte.

Scroll to Top