Plano de Recuperação e Resiliência – Recuperar Portugal

Nova equipa e viaturas ao abrigo do PRR na ULS do Médio Ave ajudam a humanizar a saúde

A Unidade Local de Saúde (ULS) do Médio Ave deu um novo passo na promoção dos cuidados de proximidade e na humanização dos serviços de saúde, com a criação de uma segunda Equipa da Unidade de Hospitalização Domiciliária (UHD). Esta medida, apoiada pelo PRR, reforça a capacidade de resposta e amplia a cobertura aos concelhos de Trofa, Santo Tirso e Vila Nova de Famalicão.

Com esta expansão, a UHD passa a dispor de uma estrutura mais robusta, composta por duas equipas multidisciplinares, que asseguram cuidados hospitalares de elevada qualidade no conforto do domicílio dos utentes.

A equipa, anteriormente constituída por três enfermeiras na prestação de cuidados, uma enfermeira coordenadora e um médico coordenador, foi agora reforçada com dois novos enfermeiros e dois médicos, prevendo-se ainda a integração de mais profissionais nos próximos meses.

A hospitalização domiciliária permite que os utentes recebam acompanhamento médico e de enfermagem diário sem necessidade de deslocação ao hospital, promovendo uma assistência mais humana, personalizada e sustentável, e contribuindo para a redução da pressão sobre as unidades hospitalares.

Em outubro, a Unidade de Hospitalização Domiciliária foi ainda alvo de um investimento adicional financiado pelo PRR, com a aquisição de duas novas viaturas, reforçando a mobilidade das equipas e a eficiência na prestação de cuidados em contexto domiciliário.

Este investimento insere-se no compromisso do PRR com a modernização e a proximidade do Serviço Nacional de Saúde, promovendo uma resposta mais integrada, inclusiva e centrada nas pessoas.

Fonte: sns.gov.pt

Scroll to Top