Plano de Recuperação e Resiliência – Recuperar Portugal

IFIC encerra 3 avisos com mais de 5 mil candidaturas e investimento superior a 2,7 mil milhões de euros

Os 3 primeiros avisos do IFIC – Incentivo Financeiro para a Inovação e Competitividade – “Reindustrializar”, “Defesa” e “IA nas PME” encerraram na sexta-feira, dia 21, pelas 17h, com uma enorme procura por parte das empresas nacionais. O balanço provisório das duas fases já concluídas destes avisos revela um forte dinamismo do tecido empresarial e uma aposta clara na inovação, digitalização e modernização industrial.

No aviso “Linha Reindustrializar”, direcionado ao reforço da capacidade produtiva e tecnológica da indústria portuguesa, foram submetidas 195 candidaturas, correspondentes a 1.425,6 milhões de euros em investimento.

Já o aviso “Linha Defesa”, orientado para projetos na área da defesa, contabilizou 82 candidaturas, que totalizam 260,2 milhões de euros de investimento.

A maior adesão verificou-se no aviso “Linha IA nas PME”, dedicado à incorporação de inteligência artificial nos processos das pequenas e médias empresas. Este aviso registou um número impressionante de 4.771 candidaturas, representando 1.010,8 milhões de euros de investimento.

Somando os três avisos, o balanço provisório do IFIC ascende a 5.057 candidaturas e um volume de investimento de 2.701,6 milhões de euros. De referir, no entanto que o aviso “Deep Tech” ainda se encontra aberto e a receber candidaturas, esperando-se, como tal, um aumento dos números referentes a esta medida do PRR, que é executada pelo BPF, enquanto beneficiário intermediário, em parceria com a Estrutura de Missão Recuperar Portugal.

Dados que  revelam um forte impulso à transformação tecnológica e competitividade da economia portuguesa, num momento em que empresas de todos os setores procuram posicionar-se por forma a acelerar a transformação digital e orientar-se para a inovação.

Scroll to Top